Freire deve deixar o governo do estado para assumir diretoria de planejamento do BNB. Mandato vai até 2025.
O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) aprovou nesta segunda-feira (8) a nomeação do economista potiguar José Aldemir Freire para a diretoria de planejamento da instituição, com mandato até 2025.
Aldemir Freire é secretário de planejamento do governo do Rio Grande do Norte desde 2019 e deixará o cargo para assumir a diretoria do BNB.
Graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e servidor de carreira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) como tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, na área de Análise Socioeconômica, Aldemir foi chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte e, desde 2019, era auxiliar direto da governadora Fátima Bezerra (PT) na Seplan.
Também nesta segunda-feira (8), o BNB aprovou o nome do advogado paraibano João Monteiro da Franca Neto para a diretoria de Controle e Risco.
Nas redes sociais, a governadora parabenizou Aldemir pela nomeação. “Gratidão a Aldemir pela contribuição qualificada que ele, enquanto secretário estadual de planejamento e finanças, deu a nossa gestão. Aldemir será um importante colaborador no BNB na defesa da região Nordeste, do Brasil e do RN”, afirmou a governadora.
Aldemir também agradeceu à governadora pela confiança nos quatro anos que trabalharam juntos. “Seguimos parceiros na construção de um Brasil, um Nordeste e um Rio Grande do Norte melhor e mais justo”, disse.
Para o lugar de Aldemir, o nome mais cotado é o da atual secretária de Gestão de Projetos, Virgínia Ferreira. A saída de Aldemir vai provocar mudanças também na Secretaria de Tributação.
O governo do RN enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que transforma a pasta em Secretaria de Fazenda, com atribuições também em relação aos pagamentos, que atualmente são feitos pela Seplan. O auditor de carreira Carlos Eduardo Xavier deve continuar à frente da nova estrutura administrativa.
Fonte: G1.Globo