Com 54,06% dos votos, Antônio Messias Bastos, venceu a eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. No total, Messias obteve 14.491 votos (54,06%) contra 12.316 votos de Eduardo Nunes, no segundo turno das eleições, realizado entre os dias 5 e 10 de maio..
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, assim como a Federação dos Bancários de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de diversas outras entidades representativas, apoiou o representante, que possui grande atuação no movimento sindical e nas lutas em defesa da CAIXA e dos empregados.
O que é o Conselho de Adeministração
O Conselho de Administração da Caixa é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.
O CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.
Análise
“Esta é uma vitória importante para os empregados e empregadas da Caixa, pois a continuidade da luta em prol de nossa maior participação nas decisões que influenciam o destino da maior empresa de fomento da América Latina, além da defesa e conquista de melhores condições de trabalho, necessita de pessoas sérias e atuantes. Sem demérito dos oponentes, Messias Bastos atualmente é que quem melhor preenche estas condições”, salientou Assis Neto, coordenador geral do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região e empregado CAIXA.
SINTEC Mossoró e Região