O Radinho desta quarta-feira (09) falou sobre um tema importante para todas as idades: cuidar do próprio corpo. Respeitar as vontades individuais de cada um também é uma maneira de cuidar. A psicóloga Camila Andrade explica que é importante saber que “há pessoas que não gostam de abraço e a gente tem que respeitar essa decisão”.
Mas e quando alguém não respeita a nossa vontade? Em casos como esse, devemos nos autoproteger, comunicando o ocorrido para quem nós confiamos, como a nossa mãe, pai, avós, irmãos ou responsáveis. Como faz o Felipe Marcelino, de 9 anos, morador de Piracicaba, que confia em sua família e sempre conta para eles o que acontece.
As brincadeiras também são uma maneira poderosa de se comunicar. Por isso, nessa edição do Radinho, a Ana Claudia Leite do Instituto Alana ensinou a Brincadeira da Troca de Palavras, onde se altera uma vogal ou consoante das palavras. Aprendemos também o Jogo do Sim e do Não, que faz parte do livro Pipo e Fifi da Caroline Arcari.
Outra maneira de cuidar do nosso corpo é praticando atividades físicas. O Igor Carvalho, 10 anos, morador de São Paulo, pratica uma arte marcial coreana, chamada Hapkido. Enquanto o Guido Barreto, de 4 anos, gosta de cuidar dos seus músculos, a segunda parte mais querida de seu corpo. Você arrisca dizer qual é a primeira parte favorita de Guido? Eu te conto: seu cotovelo!
Para encerrar mais uma edição do Radinho, a professora Claudia Diniz, que faz parte do grupo Contadores do Sótão, contou uma história sobre uma garota corajosa, a Ritinha, chamada Não me Toca Seu Boboca.
Edição: Michele Carvalho
OUÇA:
Fonte: O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.