Para que haja justiça social para todas as pessoas, precisamos acabar com o trabalho infantil
No Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho de 2023, o diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, faz um apelo à comunidade internacional por um maior apoio à justiça social e para intensificar a luta contra o trabalho infantil.
Este ano, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil tem como tema Justiça Social para Todas as Pessoas. Vamos acabar com o Trabalho Infantil!
No entanto, o que está acontecendo com o trabalho infantil é exatamente o oposto da justiça social.
Pela primeira vez em 20 anos, o trabalho infantil está aumentando.
160 milhões de crianças, quase uma em cada 10 em todo o mundo, estão em situação de trabalho infantil.
O que é pior, metade – 80 milhões – está nas formas mais perigosas de trabalho infantil: isso é trabalho com uma ameaça real à sua saúde física e mental.
Mas o trabalho infantil raramente acontece porque os pais são maus ou não se importam. Em vez disso, surge de uma falta de justiça social.
O antídoto para o trabalho infantil causado pela pobreza é o trabalho decente para os adultos, para que possam sustentar suas famílias e mandar seus filhos e suas filhas para a escola, não para o trabalho.
Trabalho decente significa acabar com o trabalho forçado, criar locais de trabalho seguros e saudáveis e permitir que os trabalhadores e as trabalhadoras se organizem e expressem suas necessidades.
Significa acabar com a discriminação – porque o trabalho infantil geralmente afeta grupos marginalizados.
Devemos intensificar nossa luta contra o trabalho infantil, apoiando uma maior justiça social. Se fizermos isso, o fim do trabalho infantil não só é possível, como está ao nosso alcance.
Fonte: www.contec.com.br