A Câmara dos Deputados aprovou na tarde nesta quinta-feira (17) a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.
A medida está prevista no Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para novos grupos dentro do plano de vacinação.
Agora, o texto segue na íntegra para apreciação do Senado Federal.
O texto principal tinha sido aprovado em março passado, mas estava pendente a análise de destaques.
O projeto inclui 16 categorias de trabalhadores. Além dos bancários, ainda constam caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, os coveiros, profissionais que trabalham em farmácias, trabalhadores da limpeza pública, oficias de Justiça e funcionários de escolas de educação básica.
O único partido contrário ao projeto foi o Novo.
A matéria foi relatada na Casa Baixa pela deputada federal Celina Leão (PP/DF).
Os diretores da Contec prosseguem acompanhando a tramitação do texto no Senado Federal, sempre solicitando aos parlamentares celeridade na análise do tema. Após análise dos senadores, o texto segue para sanção presidencial e então, será uma lei.
O presidente da Contec, Lourenço Prado, reforça que a entidade segue insistindo junto ao governo federal para que a vacinação chegue logo a todos os bancários brasileiros. “São trabalhadores que desempenham serviços essenciais e não pararam sequer um dia na pandemia. A gente só quer que o governo assegure a eles paz com a imunização de toda a categoria. Muitos já morreram esperando por isso. A vacinação da categoria é algo urgente e precisa ser atendida”, afirma Prado.
Diretoria Executiva da CONTEC
LEIA MAIS:
SINDICATO CONTINUA PLEITEANDO VACINAÇÃO – HOJE FOI A VEZ DA CIDADE DE ASSU