Categoria foi às ruas contra o desemprego, retirada de direitos e o desmonte das empresas públicas.
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região participou ativamente das atividades programadas para o Dia da Basta. Seguindo a orientação da Assembleia realizada em 08/08, os diretores da entidade, acompanhados de vários membros da categoria, saíram em caminhada pelo centro da cidade, portando cartazes, faixas, e fizeram várias intervenções nas palavras de ordem proferidas em todo o percurso e na parada final, na praça do mercado público.
Vária agências tiveram suas atividades retardadas em uma hora, e muitos colegas fizeram uma espécie de “operação tartaruga”, não liberando créditos e nem vendendo produtos.
Bancários deram o recado
Bancárias e bancários estão indignados com a proposta da Fenaban e os retrocessos do golpe. “Foi um dia muito importante para mandar um recado para o governo federal de que os trabalhadores continuam mobilizados. Apesar de algumas ‘deformas’ terem passado, eles continuarão enfrentando a resistência dos trabalhadores. Não vamos ficar parados diante da retirada de direitos, não vamos ficar acuados com essas ameaças deles”, disse Diógenes Neto, diretor do Sindicato.
O diretor Anchieta Medeiros destacou que os colegas estão receosos com a reforma trabalhista. “Já estamos em alerta desde que as reformas passaram. Nos bancos temos de viver um dia de cada vez porque temos medo de que elas sejam implementadas. Confesso que ando bem preocupado com os rumos que as coisas estão tomando no Brasil. Aí vem essa proposta fraca da Fenaban que deixa as coisas ainda mais temerosas. Temos de estar sempre atentos e juntos do Sindicato para saber como conduzir as coisas”.
Clique aqui e veja como foi o Dia do Basta em Mossoró.
Bancários de todo o país se uniram as demais categorias para realizar o Dia do Basta, nesta sexta-feira (10). A categoria bancária foi às ruas para dialogar com a população e entregou panfletos informativos sobre os ataques que o governo Temer está promovendo contra a classe trabalhadora e a democracia. Algumas agências bancárias tiveram as suas atividades paralisadas até às 12h.
Parabén ao engajamento da categoria bancária nas mobilizações! Precisamos parabenizar os bancários de todo Brasil pela massiva participação no dia do Basta! Por lutarem contra o desemprego, contra a retirada de direitos, contra o desmonte das empresas públicas, contra o aumento dos combustíveis e também pelo recado aos banqueiros que não aceitaremos nenhum direito a menos.
A data, que contou com a participação das centrais sindicais e das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, foi marcada por atos e paralisações em protesto contra o desemprego, os preços abusivos do gás de cozinha e da gasolina, as privatizações e os retrocessos sociais e trabalhistas.
Os bancários também pressionaram a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por melhores propostas na negociação marcada para o próximo dia 17. A Campanha Nacional dos Bancários 2018 reivindica a reposição da inflação para salários e demais verbas, e a garantias contra as novas formas de contratação precárias da reforma trabalhista.
O Dia do Basta faz parte do calendário da Campanha Nacional da categoria. Esse dia de protestos nos prepara para negociação que vai acontecer no dia 17. O que os bancários disseram no Brasil todo nas assembleias, realizadas no dia 8, é que não vamos aceitar nenhum direito a menos e que queremos aumento real e melhorar a participação nos lucros e resultados.
Clique aqui e veja como foi o Dia do Basta em Mossoró.
Veja como foram as atividades em alguns estados:
> Bancários de São Paulo param contra retrocessos e proposta da Fenaban
> Bancários do Rio de Janeiro fazem paralisação para pressionar Fenaban e protestar contra Temer
> Bancários de Porto Alegre realizam Dia do Basta
> Bancários dizem basta à retirada de direitos com grande mobilização em Belo Horizonte