Na última quinta-feira, dia 9, alguns diretores do Sindicato dos Bancários estiveram na agência Escritório Exclusivo Mossoró (9152) do Banco do Brasil, localizada nas dependências do edifício da Praça Vigário Antônio Joaquim que abriga diversas outras agências da mesma instituição bancária.
O objetivo da presença dos diretores foi apurar a reclamação do barulho ocasionado pelas obras realizadas em ambiente contíguo à supracitada agência, o que estaria inviabilizando o serviço bancário que deveria estar sendo realizado pelos funcionários daquela unidade.
Os diretores chegaram por volta das 9:30h da manhã e já detectaram barulho insuportável ao bom desempenho do serviço bancário. A partir de então, colheram mais informações com os funcionários presentes e buscaram respostas sobre como os gestores reportaram-se ao setor responsável para a resolução do problema.
Numa reunião rápida com os gestores da PSO e da PSV, os diretores sugeriram a mudança no horário do trabalho decorrente das obras no que foram informados que o intervalo das 10h às 15h deveria ser respeitado com paralisação das atividades da empresa responsável neste período.
Os diretores lá permaneceram para conferirem in loco se o o intervalo estaria sendo respeitado e averiguaram que as obras continuaram, porém, com um nível de ruído bem menor. Os diretores cobraram dos gestores, presencialmente e através de ofício, uma comunicação urgente com a GEPES e a SESUP no sentido de cessar aquela situação, bem como estender em uma hora o intervalo de paralisação das obras (das 10h às 16h), para que o desempenho das atividades bancárias não seja afetado ainda mais pela falta de condição adequada ao trabalho.
Sobre este assunto ainda, conforme preconiza a Norma Brasileira (NBR), em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h. No caso em tela, mesmo sem o equipamento próprio de medição (decibelímetro), o barulho apresentado está em níveis notoriamente muito mais elevados do que prevê a norma.
Em resposta, a informação da GEPES é que as obras deveriam ser encerradas naquele local específico nesta quarta-feira.
O diretor Daniel Solano agradeceu, em nome dos demais diretores, à tempestividade do atendimento da demanda e comprometeu-se a retornar na próxima quinta-feira, dia 16, para verificação do que respondeu os setores envolvidos do banco.
SINTEC Mossoró e Região