Os diretores do Sindicato dos Bancários iniciaram visitas às agências da Caixa Econômica Federal para colherem demandas e esclarecerem procedimentos sobre segurança bancária, especialmente aos empregados e empregadas detentores da função de caixa executivo.
O banco vem sofrendo uma série de fraudes e tentativas de fraude onde meliantes tentam enganar os caixas utilizando documentos falsos, no sentido de efetuarem saques de contas correntes e de fundo de garantia (FGTS) de clientes e trabalhadores.
O diretor Sidney Viana chama a atenção para que os caixas busquem sempre a adoção das medidas previstas na norma bancária para não serem penalizados. “Se o empregado segue o procedimento correto e tudo dá certo, o banco não o parabeniza ou elogia, porém, se dá errado, o banco busca imediatamente um responsável para sanar o prejuízo da instituição. Por isso mesmo, o caixa não pode dar nenhuma ‘brecha’ para que seja acusado de negligência depois.”, ponderou o diretor.
Outro ponto abordado é que o caixa não deve ficar amedrontado em denunciar ou recusar o atendimento ante à desconfiança sobre a pessoa atendida. De forma discreta, ele deve buscar as informações que baseiem o seu procedimento e, diante da constatação da fraude, acionar os seguranças para detenção do meliante.
O coordenador geral, Assis Neto, falou aos caixas que o Sindicato e sua assessoria jurídica estão sempre disponíveis para atendê-los nessas situações e que qualquer empregado que for vítima pode acioná-lo pessoalmente, ou qualquer um dos demais membros da Diretoria Executiva, para o acompanhamento do caso na delegacia e nos procedimentos internos do banco.
SINTEC Mossoró e Região