Durante a manhã de hoje, terça-feira, dia 15, o sindicato patronal propôs mais uma reunião a partir das 17h no intuito de chegarem a um acordo e o movimento está temporariamente suspenso.
Durante assembleia ocorrida na noite da última quinta-feira, 10, o Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes do Rio Grande do Norte (Sindsegur) decidiu deflagrar greve a partir de ontem, segunda-feira (14), iniciando por Natal e Mossoró. Após diversas rodadas de negociação, os patrões desprezaram a pauta apresentada pelo sindicato e não houve nenhum avanço nas negociações.
A proposta do sindicato patronal é de um reajuste salarial de 70% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 80% desse índice sobre o vale alimentação. Sem a reposição da inflação, a categoria terá perdas salariais significativas em meio a mais um processo de exploração.
A proposta do SINDSEGUR
Homens e mulheres vigilantes reivindicam aumento salarial, com correção mínima equivalente ao INPC, que foi de 10,16% em 2021, aumento do vale-alimentação e manutenção das conquistas de anos anteriores.
Além disso, importantes cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva de Trabalho estão ameaçadas pelos patrões que propõem a eliminação do pagamento das horas extras noturnas reduzidas, aumento do prazo para compensação das horas extras para 12 meses, mudança na jornada da rede bancária e o fim das homologações pelo sindicato, entre outras.
“O patrão lançou a proposta de 7% e 8% no vale-alimentação, além da retirada de cláusulas 34 e 35 que retiram o TSR e a hora-reduzida noturna. Isso vai fazer com que o vigilante perca cerca de R$ 320 por mês, mais de R$ 4 mil por ano. O vigilante de banco trabalha de segunda a sexta, 44 horas semanais. Querem tirar 48 minutos semanais pra implantar plantão de 12h por 36h e a empresa diria qual o dia”, contou o diretor do Sindsegur Gerson Gomes.
Apoio do Sindicato dos Bancários
Em Mossoró, o Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região prestou solidariedade e apoio à categoria dos vigilantes, inclusive participando de ato público na manhã desta terça-feira, 15, com a presença dos dirigentes Anchieta Medeiros, Pedro Jaime Fernandes e do coordenador geral Assis Neto.
SINTEC Mossoró e Região