A ação faz parte da campanha Bancários Vacinados que objetiva a vacinação, contra a covid-19, para todos os bancários de Mossoró e Região o mais rapidamente possível.
Hoje pela manhã os dirigentes sindicais Assis Neto e Anchieta Medeiros estiveram no Palácio Rodolfo Fernandes, sede do governo municipal de Mossoró, e participaram de uma reunião com o consultor-geral do município de Mossoró, advogado Humberto Fernandes, com o objetivo de reivindicar a vacinação para os bancários da cidade contra a covid-19.
Na ocasião, o coordenador geral do Sindicato, Assis Neto, apresentou ao consultor-geral documentos e elementos que podem fundamentar a decisão do gestor máximo municipal, prefeito Allyson Bezerra, no sentido de determinar a disponibilização de vacinas para a categoria que não parou de trabalhar, em momento algum, desde o início da pandemia.
Dentre os documentos apresentados, a nota técnica nº 717/2021, emitida em 28 de maio deste ano pelo Ministério da Saúde, tem papel de destaque porquanto que em seu bojo permite que os Estados e Municípios que não apresentam demanda ou tenham demanda diminuída para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderão pactuar em Comissão Intergestores Biparte a adoção imediata da estratégia de vacinação segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade gerando o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.
Outro argumento levantado pelos representantes sindicais está o fato de que estão sobrando vacinas destinadas a segunda dose, devido a pouca procura de alguns grupos prioritários beneficiados no PNI, e que um pequeno percentual poderia ser destinado à categoria bancária, haja vista que o número de funcionários em bancos na cidade está em torno de 313.
Serviços Essenciais
Os serviços bancários, desde o início da pandemia, foram incluídos e tratados como serviço essencial, a partir do decreto 10.282 de 20 de março de 2020 da presidência da república, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.
Mesmo assim, no Plano Nacional de Imunização, os bancários não foram incluídos como prioritários para receberem a vacina e o Sindicato dos Bancários, desde que as vacinas começaram a chegar no Brasil, vem tentando incluir a categoria nos planos nacional, estadual e municipal de imunização e execução da vacinação.
Para ver outras ações do Sindicato em relação a campanha Bancários Vacinados, clique nos links abaixo:
SINDICATO INICIARÁ CAMPANHA PARA VACINAÇÃO DOS BANCÁRIOS EM MOSSORÓ E REGIÃO
PRESIDENTES DOS SINDICATOS DA FEEB REÙNEM-SE HOJE PARA TRATAR DE CAMPANHA DE VACINAÇÃO
COVID – GOVERNO DO RN NEGA INCLUSÃO DA CATEGORIA BANCÁRIA COMO PRIORITÁRIA PARA A VACINAÇÃO
SINTEC Mossoró e Região