Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a CEF funcionará das 6h às 22h durante a pandemia
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região considera um equívoco e rechaça prontamente o Projeto de Lei 2489/20 que aumenta o horário de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) durante a pandemia de coronavírus.
Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, a CEF funcionará das 6h às 22h durante a pandemia. Além disso, organizará filas específicas para o atendimento do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais – instituído pela Lei 13.982/20 -, respeitadas as orientações de saúde ao combate ao coronavírus.
Segundo o autor da proposta, o deputado Diego Andrade (PSD-MG), o objetivo seria “evitar possível contaminação em massa das pessoas, em decorrência de aglomerações verificadas nas instituições financeiras”.
O coordenador geral do Sindicato, Assis Neto, entende que esta não é a medida adequada para ajudar a diminuir filas defronte às agências bancárias da Caixa. Segundo Assis, a descentralização dos pagamentos através de mais bancos, o desencontro programado entre as datas de pagamentos do auxílio emergencial e outros como benefícios previdenciários e sociais, além de melhoras tecnológicas nos aplicativos e sites através dos quais os beneficiários do auxílio tentam acesso a informações e contas eletrônicas, poderiam minimizar sobremaneira estas filas e risco de aglomeração.
A diretoria do Sindicato deve iniciar movimento de mobilização junto aos sindicatos coirmãos filiados a FEEB AL/PE/RN – Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, bem como junto à CONTEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, a fim de barrar o PL antes mesmo que vá a votação.
SINTEC Mossoró e Região
Fonte: Agência Câmara de Notícias