Conforme havia sido amplamente divulgado, no dia 21.11.2018 realizou-se uma reunião preparatória dos integrantes da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação na sede do Sindicato dos Securitários de São Paulo/SP, contando com a participação da maioria dos integrantes da referida Comissão que foi coordenada pela CONTEC, através do presidente Lourenço do Prado, visando estabelecer as diretrizes para a reunião de negociação com a Fenaban marcada e que foi realizada no dia 22.11.2018, no Maksould Plaza Hotel, em São Paulo/SP. Da nossa entidade participaram, ainda, os representantes dos filiados de Jaboatão dos Guararapes e Região, Mossoró e Região, Palmares e Região e Petrolina e Região. Na reunião da CEBNN/CONTEC com a Fenaban ficou definida as datas das negociações das mesas temáticas em 2019, considerando a convenção coletiva de dois anos firmada em agosto/2018. Além das mesas de trabalho, pertinentes à saúde, a segurança, foi criada mais uma de relações sindicais, esta última para discutir, também, diversidade e pluralidade. A mesa temática de saúde deverá se reunir na segunda quinzena do mês de janeiro/2019, como também, a mesa temática se segurança, enquanto que a mesa de diversidade/pluralidade será discutida a sua realização nos próximos dias. Ora, como se sabe, as mesas temáticas têm por objetivo discussões de assuntos específicos e que não são possíveis abordá-los na campanha nacional.
A novidade foi a criação da mesa temática de diversidade/pluralidade que tem por objetivo discutir assuntos pertinentes a mulher, negros, LGBT e pessoas com deficiências, enquanto quer a mesa temática que aborda saúde, objetiva tratar de assuntos referente aos bancários com sobrecarga de trabalho, metas, assédio moral e outros assuntos nocivos à saúde, enquanto que a mesa de segurança visa discutir a segurança dos bancários nos locais de trabalho. É importante se acrescentar, ainda, que algumas redações na CCT serão corrigidas, inclusive a gratificação de caixa que tem distorções nos instrumentos firmados com a Contec e a mesa do outro seguimento sindical.
Na referida reunião fomos informados pela Fenaban que, além das negociações das mesas temáticas, a entidade representante dos banqueiros prontificou-se a comparecer em nossa Capital, tendo sido acordada a sua realização no próximo dia 07.12.2018, ocasião em que trataremos de esclarecer assuntos e redação das convenções e acordos coletivos.
Outrossim, devemos ressaltar que a convenção coletiva de nossa categoria se diferencia significativamente de outras, pois além dos reajustes salariais contem dezenas de benefícios como vales refeição e alimentação, auxilio creche, complementação de auxilio previdenciário nos afastamentos e outros benefícios. No tocante ao ajuizamento de ações coletivas, pertinentes a 7º e 8º horas, a Fenaban disse que não concorda com as mesmas, inclusive que o assunto deverá ser discutido nos próximo dias com os representantes dos bancos.
Fonte: FEEB AL/PE/RN