Várias centrais sindicais com representação na cidade de Mossoró organizaram, em conjunto, a programação alusiva ao Dia do Trabalhador comemorado hoje, dia 1º de maio, em todo o mundo.
Dentre a programação da jornada preparatória para a data do trabalhador, iniciada em 25 do mês passado, houve o debate sobre a Reforma da Previdência, organizado por este Sindicato dos Bancários, além de vários momentos de conscientização encabeçado pelas centrais e movimentos sociais, entre os dias 28 e 30.
Neste dia 1º, a movimentação foi iniciada com um café da manhã, a partir das 7:30h, na sede do SINDPREVS – Sindicato dos Previdenciários, localizada no Alto de São Manoel. Logo em seguida, vários trabalhadores, dirigentes sindicais e respectivos familiares encabeçaram o Passeio Ciclístico Contra a Reforma da Previdência e a Favor da Aposentadoria, cujo percurso encerrou-se na sede do SINTERN – Sindicatos dos Trabalhadores Educação do RN, onde foi oferecida uma deliciosa feijoada e música ao vivo. Na ocasião, várias lideranças e representantes de categoria falaram sobre a importância da data histórica e comemorada no mundo todo.
Cidades brasileiras tiveram atos pelo 1º de Maio nesta quarta-feira, Dia do Trabalho. Milhares foram às ruas para protestar ou para acompanhar as comemorações com programação de shows. Em alguns dos atos, os organizadores fizeram críticas à proposta do governo de reforma da Previdência, em discussão na Câmara.
Também houve atos de trabalhadores em várias partes do mundo. Em cidades como Paris, na França, e Turim, na Itália, houve confronto entre manifestantes e policiais.
“A luta e a conscientização, alternada com momentos de lazer e confraternização, são importantíssimas para marcar a atuação dos trabalhadores pelo mundo afora nesta data emblemática para toda a população”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários, Assis Neto.