Neste início de semana, nós do Sindicato dos Bancários, bem como todos os colegas do Banco do Brasil, fomos surpreendidos com o anúncio de que o banco abrirá dois Programas de Demissão Voluntária com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários no Brasil todo.
No anúncio que o banco fez, ainda consta o fechamento de 361 unidades bancárias Brasil afora, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento – ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo a superintendente da instituição aqui no Estado, 3 agências serão fechadas no Estado do Rio Grande do Norte, sendo uma em Natal, outra em Parnamirim e outra em Mossoró, assim como um posto de serviço em Tangará. Em Mossoró, a agência escolhida para ser fechada é a Santa Luzia, localizada no antigo Shopping Coelhão, ao lado do Hotel Villa Oeste, que conta atualmente com 9 funcionários.
O Banco nos informou também que haverá a absorção dos serviços por outras agências e correspondentes bancários, ou seja, após a conclusão do Plano de Demissão Voluntária, com o afastamento dos que aderirem, os que trabalham nas agências a serem fechadas serão realocados para as 15 novas carteiras que a instituição passará a operar.
O Sindicato enxergou a decisão do banco com muita preocupação, haja vista que além da sobrecarga de trabalho que isso acarretará aos colegas que absorverem a demanda dessas agências fechadas, ainda haverá grande prejuízo à população que atualmente já não conta com bom atendimento presencial por parte do banco.
O banco sinalizou ainda sobre a extinção da função de caixas executivos o que acarretará insegurança funcional na carreira bancária para os desempenham tal função e nós do Sindicato já avisamos ao banco que, provavelmente, entraremos com várias demandas judiciais daqueles que se sentirem preteridos ou retirados de sua função de Caixa.
SINTEC Mossoró e Região