Itaú fica em primeiro lugar, seguido pela Caixa. O Banco do Brasil, contudo, tem a maior retenção de usuários mensais entre bancões
Depois do advento das fintechs, os tradicionais bancões migraram para o atendimento digital e hoje competem de forma acirrada pela tela do usuário. É o que mostra o ranking de aplicativos de bancos com agências físicas em operação da consultoria RankMyApp. Nessa lista, o app do Itaú Unibanco aparece com o melhor desempenho entre os cinco maiores bancos do país: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander.
No ranking, o app do Itaú alcançou 91 pontos de 100 no total, com o aplicativo da Caixa na cola, eleito o segundo melhor. O app do banco público medalha de prata é o mais popular do país, com 189 milhões de downloads.
O estudo avaliou o desempenho de 21 aplicativos, e a nota final foi baseada em três critérios: número e teor de avaliações de usuários, retenção de acessos e posição no ranking da Google Store. Como base para classificar a retenção de um usuário, o RankMyApp mediu a diferença entre a quantidade de acessos diários e mensais. Quanto mais próximo de 100%, significa que o usuário usa aquele aplicativo no dia a dia em um intervalo mensal.
Os cinco apps de bancões com melhor desempenho segundo a RankMyApp são:
- Itaú Unibanco – 90,8 pontos
- Caixa Econômica Federal – 89,7 pontos
- Banco do Brasil – 85,9 pontos
- Santander Brasil – 84,8 pontos
- Bradesco – 83,9 pontos
Mesmo com dezenas de anos de experiência atendendo clientes, a rivalidade dos bancões na esfera dos aplicativos mostra-se cada vez mais acirrada. Para Leandro Scalise, presidente da RankMyApp, as plataformas mais consistentes ranquearam melhor. Não há mais espaço para que bancos cometam deslizes no atendimento digital a clientes.
“Estabilidade, velocidade e clareza na jornada do cliente influenciam diretamente na percepção de qualidade [dos aplicativos]”, pontuou Scalise. Nunca os usuários souberam tão bem como punir bancos com experiências de navegação ruins, avaliou o executivo.
De menor tamanho frente aos demais bancos, o Agibank entrou no ranking com o sexto melhor desempenho por aplicativo.
BB tem melhor retenção dos bancões
O Banco do Brasil é a instituição com maior recorrência entre os aplicativos contemplados no estudo: 53% dos usuários do app do BB acessam ele com frequência diária. Quem vem em segundo lugar nesse critério é a Caixa, com retenção de exatamente metade de seus usuários.
O app da Sicredi tem a melhor avaliação entre apps contemplados no ranking, com nota de 4,8 na Google Store. Primeiro colocado, o Itaú empata com o Santander nesse critério, ambos com nota 4,7.
Fonte: Valor Investe
