No final do mês de Setembro de 2023 a CAIXA emitiu a CE GEFIC/GEMEP/GEINF 265/2023 – RETIRADA DA PROTEÇÃO DE ACRÍLICO NAS MESAS DE ATENDIMENTO onde, segundo estudos da sua própria área de Medicina do Trabalho e de Engenharia de Segurança do Trabalho, os protetores não seriam mais necessários e portanto seriam retirados de todas as agências da CAIXA.
Entretanto a referida CE, absurdamente, somente considerava a COVID-19 como único fator de risco aos funcionários, como se somente essa doença pudesse assolar os funcionários que trabalham na linha de frente. Além disso nenhuma pesquisa foi realizada com os funcionários nas agências.
Nos parece ser mais um caso em que decisões que impactam na vida de todos nós economiários são tomadas por pessoas que não tem a menor ideia de como é a vida na linha-de-frente das agências. Parece ser a decisão de pessoas que estão em um ambiente totalmente confortável, sem clientes de toda sorte e que não tem a mínima noção de como são as condições de trabalho nas agências.
Diante de tamanho absurdo, o Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região foi acionado por colegas indignados com a imposição da retirada da proteção. De imediato, o nosso sindicato realizou uma pesquisa em todas as agências da CAIXA sobre o tema e, como era de se esperar, quase que a totalidade dos colegas se posicionaram contrários à retirada dos protetores de acrílico de suas mesas.
Foi amplamente percebido que estes equipamentos proporcionam segurança e melhoria do ambiente de trabalho, especialmente nos quesitos abaixo:
- Saúde -> Evita contágios de viroses e outras doenças transmitidas por gotículas de saliva emitidas por clientes em atendimento;
- Segurança patrimonial -> Dificulta o acesso de clientes mal intencionados a objetos e pertences dos funcionários e da CAIXA;
- Segurança e integridade física dos funcionários -> Ajuda na proteção dos funcionários de eventuais ações agressivas de clientes.
Diante dos fatos, o Sindicato emitiu ofícios às agências e à Superintendência da CAIXA solicitando a não retirada dos protetores. Caso o pleito não fosse atendido administrativamente, nosso departamento jurídico já estava pronto para impetrar pedido de liminar para que os protetores não fossem retirados.
Entretanto, a CAIXA teve bom senso, atendeu o pedido e suspendeu a retirada arbitrária dos protetores. Esta ação serviu de modelo para outros sindicatos e a medida causou mudança na CAIXA em todo o Brasil.
Você bancário e bancária, não se contente com imposições como esta. Sempre que algo ferir suas condições de trabalho ou seus direitos, acione nosso sindicato que iremos tomar todas as medidas em seu favor, prontamente.
Sidney Viana – Diretor Sindical
SINTEC Mossoró e Região