🎯 Na mira 🎯
STF autoriza investigação contra Pazuello para avaliar possível omissão no caos de Manaus. Ministro terá que depor à Polícia Federal em até cinco dias.
🚨 Crimes 🚨
Maia diz ‘não ter dúvidas‘ de que ‘pelo menos o ministro da Saúde já cometeu crime’ no enfrentamento à pandemia. Deputado pede abertura de CPI da Saúde e cita negligência a vacinas e recomendação de medicamentos sem eficácia – tudo que Bolsonaro também já fez – entre temas a serem investigados.
😷 Ainda piorando 😷
Após cinco meses, país volta a registrar mais de 7 mil mortes por semana e tende a piorar: total de novos contaminados por semana segue acima de 350 mil há quase um mês, cenário inédito no Brasil.
🚫 Fora Bolsonaro 🚫
Protestos pressionam por impeachment de Bolsonaro. Carreatas das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo aconteceram em ao menos 15 capitais no sábado. Ato dos direitistas MBL e Vem pra Rua ficou só na Paulista – mas aponta aumento no racha na direita.
😇 Guerra da Vacina – Recuo 😇
Bolsonaro anunciou a liberação de insumos para produção da Coronavac e, numa mudança brusca de tom, agradeceu a ‘sensibilidade do governo chinês’. Sentiu a pressão?
😤 Guerra da vacina – Parasita 😤
Doria acusou o residente de ‘parasitismo’ e afirmou que a negociação foi conduzida inteiramente pelo Butantan e o governo de SP. As vitórias de Doria na ‘guerra da vacina’ ajudam a entender o vento pró-impeachment que parece vir da direita.
🤔 Vale o apoio da esquerda? 🤔
Baleia Rossi garante análise de todos os pedidos de impeachment contra Bolsonaro. ‘Não quero fazer do pedido de impedimento uma bandeira de minha candidatura. Mas a minha obrigação é analisar cada um dos pedidos à luz da Constituição’.
✂️ Auxílio e tesoura ✂️
Sob pressão, Guedes já aceita volta do auxílio-emergencial, mas quer atrelar medida a corte de gastos. Quatro favoritos para vencer eleições da Câmara e do Senado são favoráveis à continuidade do auxílio.
🌎 Aos olhos do mundo 🌎
Raoni denuncia Bolsonaro em corte internacional por crimes contra a humanidade. Representação afirma que o presidente é responsável por assassinato, transferência forçada e perseguição contra povos indígenas.
📰 Ataques à imprensa 📰
Bolsonaro e seu entorno fizeram 580 ataques à imprensa em 2020 e lideram ranking de atos hostis contra jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras, que vê ‘operação orquestrada para desacreditar a mídia’.
🤫 Por que tanto esforço? 🤫
Sete procuradores ligados à Lava Jato, incluindo Deltan Dallagnol, pediram para entrar como assistentes na ação penal da Operação Spoofing. Objetivo: recorrer ao STF e impedir acesso de Lula a mensagens da Vaza Jato. Eles devem ter muita coisa para esconder nesses dados.
ÚLTIMAS:
-
Entidades lançam campanha para levar oxigênio e alimentos a povos indígenas de Manaus
-
‘Pessoas continuam a morrer’ após dois anos, diz atingida por barragem em Brumadinho
-
Bolsonaro condena trabalhador doméstico a ficar sem aposentadoria