1 – Em 11/09/2019 foi publicado o edital sobre as eleições e aberto o prazo para inscrição de chapas;
2 – No último dia do prazo para inscrição (16/09/2019), alguns bancários que queriam formar uma chapa adversária, requereram à Comissão Eleitoral (que é independente do Sindicato) um prazo de mais 2 (dois) dias. A Comissão negou por entender que não havia previsão estatutária;
3 – Findo o prazo, somente a Chapa 1 estava inscrita.
4 – No dia 26/09/2019 (dez dias depois do prazo final), alguns colegas que viriam a compor a chapa adversária, entraram na Justiça do Trabalho, contra a Comissão e o Sindicato, fazendo uma série de pedidos, dentre eles o restabelecimento do prazo. A juíza da 2ª. Vara do Trabalho concedeu, liminarmente (sem análise de mérito) a abertura de um novo prazo de 5 (cinco) dias, de 03 a 07/10/2019;
5 – Contados os 5 dias de prazo inicial, a chapa adversária teve 10 dias abertos para inscrição, com mais 16 dias de intervalo entre os prazos, ou seja, 27 dias ao todo para registrar-se.
6 – O Sindicato submeteu a decisão do juízo inicial à instância superior (Tribunal Regional do Trabalho), que detectou a irregularidade na concessão da liminar e cassou-a, mantendo o prazo regular inicial.
7 – Então, a Eleição deste dia 10/10/2019 está sendo feita dentro dos ditames legais e estatutários, de forma democrática e sem subterfúgios de qualquer espécie.
8 – Lembrando que o Estatuto do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada aos 08 de janeiro de 2003, depois de várias outras assembleias da categoria, que democraticamente apresentou sugestões e emendas.
9 – Existe inverdades de quem está espalhando de que teve chapa “cassada”, pois na verdade quem entrou primeiro na Justiça foram os atuais opositores, que não se conformam com a decisão da mesma Justiça que inicialmente amparou-os.
10 – Quem não se submete aos Estatutos de sua entidade de classe, não está preparado para dirigi-la. Quem não obedece aos ditames da lei e das decisões judiciais, está desrespeitando a Democracia e suas instituições.