Nesta quarta-feira (14/07), o Ministério da Saúde emitiu um informe técnico com a pauta de distribuição da Vacina contra a Covid-19 que orienta a disponibilização de 20% do total de doses distribuídas a cada Unidade Federada aos bancários e trabalhadores dos correios.
Segundo o Ministério da Saúde, as doses chegarão nos próximos dois dias. Com isso começarão a ser distribuídas aos estados, conforme parâmetros do plano de operacionalização do PNI.
Na semana passada, o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão destas duas categorias entre os públicos prioritários do Programa Nacional de Imunizações.
Para o mês de julho, a previsão é de entrega de 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz. Para os meses de agosto e setembro, a expectativa é de disponibilização de mais 50 milhões de doses, além de outras 60 milhões da Oxford produzidas pela Fiocruz em seu complexo de Biomanguinhos.
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região vem cobrando esta inclusão desde março deste ano. Para tanto oficiou ao Ministério da Saúde, através da CONTEC, ao Governo do Estado do RN, bem como visitou várias prefeituras municipais no intuito de incluir os bancários na vacinação em curso.
O coordenador geral do Sindicato, Assis Neto, ressalta “o Sindicato tem feito de tudo para que os bancários sejam vacinados o quanto antes. Durante toda a pandemia, temos acompanhado, fiscalizado, exigido e cobrado providências no sentido de proteger nossa categoria que jamais parou em todo este período.”.
Veja a nota técnica aqui: 28o-informe-tecnico-30o-pauta
SINTEC Mossoró e Região