Em comunicado enviado aos funcionários, o Itaú anunciou o retorno ao trabalho presencial nas Agências Digitais a partir de 17 de janeiro de 2022.
Ainda segundo o Itaú, não serão todos os funcionários que retornarão ao trabalho presencial. O mesmo ocorrerá de forma gradativa nos segmentos Personnalité e Uniclass, e em esquema de rodízio, conforme abaixo:
-
No segmento Personnalité, o esquema de trabalho será uma semana cheia presencialmente e três semanas em home office;
-
Já no segmento Uniclass, o rodízio será uma vez por semana presencialmente, e o restante dos dias da semana em home office;
-
Ainda no segmento Uniclass, em fevereiro o trabalho presencial passará a ser duas vezes por semana, sendo que os funcionários serão divididos: um grupo trabalhará presencialmente nas segundas e quartas-feiras, e outro grupo às terças e quintas-feiras, garantindo o cumprimento dos protocolos de saúde e proteção contra a covid-19.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região havia negociado visitas periódicas de fiscalização das condições de trabalho nas agências digitais. Mas devido à pandemia e o trabalho em home office, essas visitas foram suspensas.
“No retorno do trabalho presencial, iremos contatar o Itaú para retomar as visitas e acompanhar o retorno dos trabalhadores a fim de garantir que as medidas de saúde e proteção contra o coronavírus sejam cumpridas.”
Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú
Irregularidades às normas contra covid-19
Importante ressaltar que, em visitas feitas ao Ceic e ao CT, o Sindicato identificou várias irregularidades nos locais de trabalho, como desrespeito ao distanciamento social; funcionários sem máscara, ou as utilizando incorretamente; e salas de reuniões cheias, com pessoas sem máscaras e sem distanciamento social.
Também não estão sendo respeitadas as demarcações previamente agendadas, por meio de aplicativo, para a realização do trabalho presencial, em estações de trabalho.
Todos esses pontos foram levados ao conhecimento do Itaú, para que providências urgentes sejam tomadas a fim de preservar a saúde dos trabalhadores.
“Qualquer irregularidade nos locais de trabalho deve ser comunicada ao Sindicato [veja contatos ao final do texto] para que possamos cobrar as devidas providências junto ao banco, a fim de que medidas sejam tomadas. O sigilo é garantido.”
Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú
Fechamento de agências
O Itaú também anunciou o fechamento de 69 agências físicas no Brasil, sendo 16 localizadas em municípios que compõem a base do Sindicato de São Paulo, Osasco e região: 14 na cidade de São Paulo, uma em Osasco e uma em Taboão da Serra. As agências serão encerradas entre os dias 10 e 24 de janeiro de 2022. O Itaú se comprometeu a realocar os trabalhadores destes locais.
“O Sindicato irá acompanhar todo o processo de encerramento das agências, bem como a realocação dos trabalhadores para garantir que de fato sejam transferidos para outros locais de trabalho e tenham seus empregos garantidos.”
Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú
Fonte: SPbancários