Nesta segunda-feira 24, às 17h, ocorre mais uma reunião entre CEE/Caixa e representantes do banco público, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020. Pouco antes da reunião, às 16h, será realizada uma grande mobilização nas redes sociais com as hashtags #PedroGuimarãesIngrato e #SaúdeCaixaparaTodos.
Os bancos insistem em reajuste zero, redução da gratificação de função e PLR até 48% menor. No caso da Caixa, ainda atacam o Saúde Caixa ao propor a mudança do modelo de custeio, o que encarece o plano, exclui novos contratados e ameaça a sustentabilidade. Uma postura inadmissível tendo em vista os altos lucros do setor e o exemplo de compromisso com a sociedade que estão dando, diariamente, os empregados da Caixa. Por conta da pandemia, esta é uma campanha atípica, o que torna ainda mais importante a participação de todos nas mobilizações nas redes. Poste o seu recado para a direção da Caixa nas suas redes, com as hashtags #PedroGuimarãesIngrato e #SaúdeCaixaparaTodos, e defenda os seus direitos.
Bancos continuam lucrando
Mesmo neste momento de crise econômica, os bancos seguem lucrando alto. No primeiro semestre deste ano, o lucro dos quatro maiores – Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil – chegou a R$ 28,5 bilhões (Caixa ainda não divulgou seu balanço).
Em 2019, os lucros somados dos cinco maiores alcançou R$ 108 bilhões, um crescimento de mais de 30% em relação a 2018. E a economia já estava em crise.
A lucratividade do setor deixa óbvio que é possível atender as reivindicações da categoria. Cobramos aumento real e a manutenção de todos os direitos clausulados na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e no Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Caixa, e Saúde Caixa para todos. Não aceitaremos qualquer retirada de direitos .
Fonte: Seeb/SP
Saiba como foram as negociações anteriores com a Caixa:
> Quinta negociação: Empregados rejeitam propostas para o Saúde Caixa
> Quarta negociação: empregados defendem atual modelo de custeio do Saúde Caixa
> Terceira negociação: Caixa não traz respostas e ataca direitos
> Segunda negociação: saúde em primeiro lugar
> Primeira negociação: home office
Saiba como foram as negociações até o momento com a Fenaban:
twitter.com/sindbancarios60
facebook.com/sindbancarios
instagram.com/sindicatobancariosmossoro
youtube.com/TVBancariosMossoro