Nesta última quinta-feira, dia 08, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região esteve presente, na sede da entidade, para participar de sua reunião mensal, a fim de discutir assuntos relativos à categoria e colher sugestões para a agenda de atividades do ano vindouro.
Na ocasião, o coordenador geral Assis Neto passou alguns informes, dentre estes a definição da data do evento de confraternização de fim de ano dos bancários e as alterações nocivas das cláusulas sindicais na convenção coletiva deste ano.
Logo após, tratou dos descomissionamentos arbitrários feitos pelo Banco do Brasil contra os gerentes gerais que possuem ou possuíam ação judicial contra o banco. Neste momento, outros diretores pediram a palavra, momento em que a diretora Meire Morais manifestou preocupação pois, segundo informações que recebera de outros colegas, mais descomissionamentos estão por vir. O diretor Serlan Lobato, então, teceu considerações sobre as providências que está tomando junto ao setor jurídico do Sindicato para minimizar o trauma dos colegas descomissionados, como, por exemplo, ações individuais de incorporação de gratificação para os que já possuíam mais de 10 anos de função.
Em seguida, o coordenador geral abriu a pauta para sugestões dos assuntos a serem incluídos no próximo informativo bancário, ocasião em que o diretor Pedro Anselmo apresentou considerações sobre um assunto muito sério que acontece no Bradesco no qual o banco obriga seus funcionários a desrespeitarem os intervalos regulares de almoço, bem como avançar no horário além das duas horas permitidas para jornada extraordinária. Pontuou que o banco está demitindo colegas e não contrata novos, o que vem prejudicando sobremaneira a atuação do banco no que se refere ao atendimento ao público, especialmente na bateria de caixas das agências. O diretor relatou casos de espera de até 5 horas para atendimento, num flagrante desrespeito à legislação vigente. O diretor Anchieta Medeiros comprometeu-se a conferir o problema in loco e, paralelamente, apresentar denúncia junto à Procuradoria Regional do Trabalho.
Por fim, o coordenador geral abriu a palavra aos demais presentes para que apresentassem sugestões para o cronograma de atividades de 2019. O diretor Altamir de Souza destacou à necessidade do Sindicato desenvolver atividades direcionadas às bancárias da base, especialmente em datas especiais como o Dia da Mulher. O diretor Diógenes Neto apresentou uma série de atividades a serem desenvolvidas para o ano de 2019, dentre elas a realização de cursos de formação sindical a volta da periodicidade mensal do informativo bancário.