Nesta segunda-feira (16), a mesa de negociação da Contec reivindicou à FENABAN a adoção imediata de medidas preventivas com objetivo de garantir a proteção da saúde dos trabalhadores do sistema financeiro. O pedido foi feito em viodeconferência realizada com a participação também de representantes de federações e sindicatos, que estavam em vários estados do país.
A medida foi solicitada em função do decreto por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) de pandemia pelo Covid-19 (Coronavírus). As representações dos trabalhadores solicitaram a adoção de ações como o trabalho em domicílio ou teletrabalho; a proibição do trabalho presencial de mulheres grávidas; a disponibilização de álcool gel e máscaras de proteção em todas as agências e postos de serviços; além da antecipação da vacinação contra a gripe e dos exames de PCMSO.
Também foi solicitado a antecipação do gozo de férias para os empregados que desejarem. A CONTEC pediu ainda que os Bancos solicitem às empresas terceirizadas de asseio e conservação que tenham mais rigor na realização das limpezas, limpando detalhadamente as maçanetas das portas e janelas, mesas, cadeiras, móveis, portas giratórias, teclados do autoatendimento e que os funcionários terceirizados da segurança também sejam alertados para a necessidade de lavar as mãos com frequência, visto que muitas vezes manuseiam celulares e chaves de clientes, além das portas giratórias, bem como orientar o uso de senhas para evitar a formação de filas.
Quando houver formação de filas nas agências, a CONTEC sugeriu que haja um controle de ingresso dos clientes na agência, tendo em vista que a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde recomenda distância de pelo menos um metro entre cada pessoa.
Quanto aos clientes que buscam realizar negócios, aplicações, resgates, compra de produtos bancários, a CONTEC propôs que os clientes compareçam pelo sistema de atendimento prévio, com hora marcada. A CONTEC destacou ainda a especial necessidade de adoção de medidas voltadas para a preservação da saúde dos grupos de risco.
Em resposta, a FENABAN informou que realizará reunião com os 157 Bancos na próxima quarta-feira (18), para padronizar os procedimentos de combate à pandemia e que a vacinação contra gripe será antecipada de 22 para 15 de abril próximo, destacando que o pedido de antecipação de férias depende de aditivo à CCT. Novas reuniões na modalidade videoconferência, para evitar deslocamentos e risco de contaminação, deverão ser realizadas sempre que necessário.
A reunião prevista para o próximo dia 20 do corrente foi adiada e deverá ser agendada a partir da próxima semana.
Diretoria Executiva da CONTEC
DIRETORIA do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região