O Conselho Diretor da Contec (Confederação Nacional dos Bancários) esteve reunido ontem (9), de forma virtual, quando a entidade apresentou e discutiu o seu Plano de Ação para 2022. De acordo com o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, esse programa de trabalho para o próximo ano será implementado de forma gradativa e constante, com a participação dos membros do Conselho Diretor.
A seguir, seguem as propostas da Contec que serão executadas a partir de 1 de janeiro de 2022:
01.01.Comunicações nas redes sociais e as eleições nos sindicatos dos bancários.
Durante as votações da Proposta Contec do Plano de Saúde CAIXA e mesmo bem antes da sua realização, notamos o quão é importante e fundamental o trabalho junto às redes sociais que, muitas vezes, pode chocar pessoas ou grupos, mas que é a forma mais rápida e direta de comunicação com um público imenso de forma instantânea e objetiva. Hoje a Contec já está operando as seguintes redes sociais Instagram, Telegram, Facebook, Youtube, WhatsApp e Tweet, de forma razoavelmente produtiva. E permanentemente temos buscado melhorar estas formas da nossa comunicação com os bancários e demais trabalhadores e a sociedade em geral. Toda e qualquer sugestão para melhoria e aperfeiçoamento deste serviço é e será sempre muito bem-vinda. Os responsáveis pelas comunicações nestas redes sociais são o funcionário da Contec Tiago Silva e a empresa contratada, na pessoa de Jéssica Alencar. A jornalista Renata Moura tem ficado mais com a tarefa de alimentação do site da Contec e redação das notícias.
01.02.Palestras focadas no motivacional político-sindical e debates.
É nossa intenção, dentro do Plano de Ação 2022, incentivar as realizações de palestras e outras formas de motivar os nossos quadros, com ampliação de horizontes e perspectivas e formação de quadro de reserva para buscar novos dirigentes e militantes para o movimento sindical bancário e securitário.
01.03.Avaliação e aprendizado da ação sindical no Plano de Saúde Caixa 2021.
Foi uma experiência muito positiva durante toda a campanha pelo novo Plano Saúde Caixa com o esforço de diversos dirigentes e funcionários da Contec, Federações e Sindicatos. Foi uma dedicação ao trabalho de forma não vista há muitos anos. Que continuemos assim e melhorando cada vez mais as performances de cada dirigente e de cada funcionário sindical e militante.
01.04.Programa de cursos, seminários e palestras em 2022.
01.05.Respeitadas as peculiaridades de cada Federação filiada e suas respectivas bases, estamos propondo o seguinte calendário de atividades, de forma virtual ou híbrida, em 2022, sob a forma de cursos e palestras que versarão sobre motivação, organização, filiação e gestão sindical, nas seguintes datas:
12 e 13/janeiro – Delegacia da CONTEC RS, FEEB/SC e FEEB/PR; 19 e 20/janeiro – FEEB/SP e MS;
27 e 28 /janeiro – FEEB/MG e FEEB/GO/TO;
09 e 10/fevereiro – FEEB ALPERN, FEEB/PB e FEEB/NNE; e
16 e 17/fevereiro – FENESPIC.
01.06.Contratação de assessoria técnica.
Para dar resposta adequada a todos os problemas que são submetidos à Contec, a nossa Diretoria Executiva tem se desdobrado e muitas vezes não consegue resolver tempestivamente as tarefas de forma tecnicamente perfeita e política, como exigíveis e desejáveis para qualquer diretoria. Por isso e considerando que já é bastante reduzido o quando de pessoal da Contec, estamos propondo ao Conselho Diretor a contratação de uma profissional de comprovada competência, comprometimento e dinamismo, sem vínculo empregatício, por meio da sua empresa, que forneceria as devidas notas fiscais pelo trabalho realizado, mensalmente. Referimo-nos à Dra. Ana Paula Guedes Franco, que já realizou diversos trabalhos técnicos e tarefas para a Contec, com rapidez, profissionalismo e competência.
02.Proposta de filiação ao DIEESE.
A Contec já foi filiada ao Dieese nos anos 1970, por algum tempo. Agora vem a proposta de filiação sugerida pelo companheiro Gladir Basso e apoiada pelos demais diretores. Sendo assim, vamos nos filiar ao mencionado órgão técnico de apoio ao movimento sindical e passar a usar as ferramentas que eles nos oferecem.
03.Assinatura do Anexo III FENABAN.
Estamos aguardando a marcação de data, nos próximos dias, pela Fenaban, para assinatura do já conhecido e tantas vezes referido Anexo III.
04.Regularização da Federação dos Bancários dos Estados de Goiás e Tocantins.
Embora estivesse filiada à Contec, em outubro de 2020 o Ministério do Trabalho deu provimento ao recurso da Federação dos Bancários de Minas Gerais e cassou o registro sindical da mencionada Federação. A nova Federação iniciou outro processo de criação e finalmente, em 01/10/2021, o Ministério do Trabalho deferiu o registro sindical da Federação dos Bancários dos Estados de Goiás e Tocantins, contra o qual não houve nenhum recurso administrativo, reclamação ou impugnação. Desta forma, retorna esta Federação à anterior condição de filiada à Contec de forma regular estatutária e legal.
05.Suplementação orçamentária de 2021.
O orçamento do atual exercício de 2021 foi adequado e suficiente, em suas verbas e rubricas para atender às despesas da Contec durante o ano atual, mas houve algumas delas que se mostraram insuficientes e outras até superavitárias. Sendo assim, foram feitas as devidas adequações (suplementação ou redução), que ora submetemos aos caros companheiros da Diretoria da Contec, para discussão e deliberação.
06.Orçamento da Contec 2022.
Para custear as despesas da Contec no exercício de 2022, estamos submetendo aos companheiros da Diretoria da Contec o anexo Balanço contendo o Orçamento da Contec de 2022, para discussão e deliberação.
07.Ação sindical junto aos Bancos, financeiras, Fenech, lotéricas, seguradoras e corretoras.
É sabido que muitos trabalhadores do sistema financeiro se encontram em diversos tipos de estabelecimentos de crédito, que são verdadeiros bancos e instituições financeiras e, no entanto, estão filiados e representados por Sindicatos dos Comerciários e outras entidades profissionais, de forma completamente errada. Por isso, pensamos que uma das grandes tarefas do movimento sindical hoje e em 2022 será buscar mecanismos que insiram este grande número de trabalhadores na esfera de representação dos Sindicatos dos Bancários. É uma tarefa complexa porque muitas vezes nem conseguimos localizar onde estão estes trabalhadores localizados.
Parece que entre os securitários a situação é menos precária e mais equilibrada.
Fonte: Feeb Pr