Começou, nesta segunda-feira (05), a 111ª Conferência Internacional do Trabalho – OIT, em Genebra, na Suíça. As comissões tripartite se reúnem entre os dias 5 e 16 de junho de 2023. Ao todo, 187 países membros da OIT,encaminham representantes dos trabalhadores, empregadores e delegados governamentais para participarem dos encontros. Neste ano, o enfoque das discussões será o futuro da economia verde e sustentável, a promoção da aprendizagem de qualidade e a proteção trabalhista, com a manutenção de empregos formais.
O presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado compõe a comissão de emprego. Nos dois primeiros dias, os membros do comitê discutem o relatório V, que trata da inclusão no mercado de trabalho e seus desafios diante da evolução tecnológica e do mundo do trabalho.
“Os comitês são sempre muito propositivos e seus membros trazem para o centro do debate, os desafios que os trabalhadores enfrentam e vão enfrentar. Estamos atentos à realidade brasileira, com altos índices de desemprego, fome e desigualdade social. Por isso estamos aqui, vamos traçar planos possíveis para rever esse quadro.” afirmou, Prado.
A expectativa é de que, ao longo dos dias, as comissões emitam resultados preliminares dos encontros. Sobretudo, aqueles que tratam das políticas macroeconômicas de fomento e criação de emprego, aprendizagem, assistência social e técnica e enfrentamento às desigualdades.
Fonte: www.contec.org.br