Os diretores do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região estão realizando visitas às agências da base, desde o último dia 20, com o objetivo de esclarecer e orientar os bancários sobre a necessidade de votar “Não” na votação que começou na última segunda-feira (24), através da qual os associados da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) decidirão sobre proposta de alteração do estatuto da entidade feita pelo Banco do Brasil.
A votação da proposta apresentada pelo BB para a CASSI revelou-se inócua em relação ao déficit e que onera associados da ativa e aposentados, e, para tentar assegurar a aprovação, o banco colocou em prática uma pesada campanha, utilizando-se de táticas nada democráticas e da influência de seu corpo gerencial sobre os subordinados.
As mudanças sugeridas pelo Banco para o custeio da Caixa de Assistência oneram todos os associados, transformando a contribuição extraordinária em permanente e estabelecendo cobrança por dependente. Além disso, o banco propõe mudanças na governança da entidade, acabando com a paridade na gestão, com duas diretorias nas mãos de representantes do mercado e o voto de minerva para o banco. Assista às animações no link https://sindbancarios.com/saiba-por-que-votar-nao-na-proposta-do-bb-para-a-cassi/ e entenda o que está em jogo na proposta de reforma estatutária apresentada pelo banco que está sendo deliberada pelos associados da CASSI, aposentados e da ativa, desde o dia 24 de setembro.
O Sindicato, junto às demais entidades representativas dos trabalhadores do BB, orienta o corpo social da CASSI a rejeitar a proposta do banco, votando NÃO e apresenta alternativas para garantir a sustentabilidade da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. O período de votação será encerrado no dia 5 de outubro.