Na manhã da última quinta-feira (25/07), a mesa de negociação da CONTEC se reuniu com a mesa da FENABAN, para debater as cláusulas relativas ao teletrabalho, novas tecnologias e Inteligência Artificial, da Pauta de Reivindicações entregue em 26/06/2024.
O presidente Lourenço Ferreira do Prado, cumprimentou a mesa da FENABAN, coordenada pelo Dr. Adauto e todos os representantes dos bancos e dirigentes sindicais participantes da reunião e destacou a necessidade de renovação das cláusulas do ACT revisando, bem como a importância de debate dos assuntos da pauta. De outro lado, o negociador da FENABAN, Dr. Adauto Duarte, cumprimentou o presidente Lourenço e a todos os participantes, enfatizando a importância dos assuntos pautados para hoje.
Iniciou-se os debates sobre Planos de Previdência Complementar. Após as ponderações de que por ocasião da aposentadoria os bancários deixam de receber o tiket refeição e o tiket alimentação, além de, na maioria dos casos, perderem os planos de saúde, a FENABAN ficou de trazer uma proposta na próxima reunião, registrando que, em princípio, concorda em continuar debatendo o assunto em mesa de Comissão Temática.
Na sequencia, passou-se à discussão da Cláusula Teletrabalho ou Trabalho Remoto. A FENABAN registrou que há uma tendência global de encerramento dos trabalhos híbridos defendendo que a desconexão por muito tempo distância o profissional da cultura da empresa. Destaca-se que o trabalho híbrido com o comparecimento eventual às dependências do banco, não compromete a produtividade do trabalhador. A jornada no teletrabalho, regida pela cláusula 66 do ACT, enfatiza a necessidade de registro de horários de trabalho e a observância de períodos de descanso, garantindo ao empregado o direito à desconexão. A Fenaban informa que todos os bancos estão adequados e respeitando essa cláusula .
O presidente da CONTEC reiterou a renovação das cláusulas pré-existentes.
Presidente pede renovação cláusulas pré existentes, bem como a necessdade de rebater as novas cláusulas apresentadas.
Então, passou-se a debater a clausula Comissão sobre mudanças tecnologicas, ficando o Dr. Adauto de responder na próxima semana.
Para encerrar, passou-se a discutir inteligênca artificial, havendo a FENABAN concordado em continuar debatendo o assunto em Comissão Temática.
Finalizando a reunião, o Dr. Adauto propôs que na próxima reunião, a realizar-se no próximo dia 06/08, em horário a definir. Os dois coordenadores agradeceram a participação de todos, ficando de darem andamento na campanha, na próxima reunião.
Diretoria Executiva da CONTEC