Coordenador jurídico, Sidney Viana, considerou que as propostas não estão avançando. Nova reunião foi agendada.
Aconteceu de forma remota em 19/11/2024 das 15h às 16h30 mais uma Mesa Permanente de Negociação com a CAIXA. O tema da reunião foi a função de Tesoureiro.
Na ocasião a CAIXA, através de seus representantes informou que não realizará novas efetivações de tesoureiros com jornada de 08h já que a jurisprudência das ações trabalhistas neste campo tende a reconhecer que esta função é de 06h. Portanto as novas efetivações serão realizadas somente na jornada de 06h. A CAIXA informa que os colegas que vêm exercendo esta função “por prazo” devem ser efetivados, mediante a constatação da necessidade da função.
Os colegas que já exercem a função de tesoureiro com jornada de 08h podem migrar para a jornada de 6h voluntariamente, ou seja, tal migração não é compulsória.
A partir da adesão dos colegas que migrarem da jornada de 08h para a de 06h será feito um novo estudo de dimensionamento da quantidade de tesoureiros e oportunamente serão feitas novas designações.
Apesar dos vários pontos discutidos, ainda restaram várias lacunas de entendimento sobre como esse processo será realizado. Diante disto, nós, representantes dos sindicatos e dos funcionários, solicitamos da CAIXA maior clareza e transparência neste processo.
“Nós consideramos que não houve avanços nesta questão dos tesoureiros e mesmo dos caixas, portanto não houve consenso entre as partes. A CAIXA não está respeitando o que se propôs a fazer na campanha salarial e está tratando essa questão com falta de empenho e tempestividade. Já houve algumas reuniões sobre esse tema mas não vemos praticamente nada de avanço”, relatou o Coordenador de Assuntos Jurídicos Sidney Viana.
Na mesa também foi discutido situações de empregados com dificuldade de locomoção para o local de trabalho decorrente de incompatibilidade de horários do transporte regular e o horário de trabalho.
Sobre o Saúde CAIXA, foi debatido a dificuldade de credenciamento de novos profissionais. A mesa informou que este assunto será tratado em mesa específica.
Nova rodada de negociação acontecerá no dia 26/11/2024.
Fonte: SINTEC Mossoró e Região