A pior taxa de letalidade continua sendo a do estado do Rio de Janeiro, com 5,9%, seguido por Pernambuco (3,5%) e Amazonas (3,4%). Essa taxa é medida pela quantidade de mortes em relação ao número de casos registrados em cada estado.
Os três estados com pior taxa de mortalidade (que apresenta o número de mortes por covid em cada estado em função de sua população), são Amazonas com 298,5 mortes por covid a cada 100 mil habitantes, Rondônia (270,1) e Mato Grosso (256,3).
Omissão e abuso de Poder
Segundo técnicos do Tribunal de Conta da União (TCU), o governo federal alterou documentos, não só para se eximir da responsabilidade de liderar ações na pandemia, como também de não monitorar o fornecimento do chamado “kit intubação” em postos de saúde.
País acumula 13.943.071 casos de covid-19 e 373.335 óbitos - Tarso Sarraf / AFP
Segundo o último relatório do TCU, “os trabalhos de controle e monitoramento do MS [Ministério da Saúde] para os medicamentos de IOT (intubação orotraqueal) foram ineficazes por falta de controle em tempo real e de sistema apropriado e, principalmente, por desconsiderarem o agravamento da crise, as condições sanitárias do país e as reais necessidades das secretarias de saúde“.
O Tribunal usou os termos “abuso de poder”, “ineficácia” e “omissão” para avaliar a atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia.
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Fonte: Redação Brasil de Fato