O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região recebeu denúncias de funcionários do varejo do Bradesco a respeito de abuso e assédio moral por parte do gerente regional da Paraíba e Rio Grande do Norte, Marlon Santos Ribeiro, ao qual são subordinados.
O Sindicato já levou a denúncia para a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no sentido de que a instituição se engaje na apuração e consequente cessação da situação ora denunciada.
Em alguns relatos, bancários revelam que o gestor humilha, ameaça e descompõe gerentes e subordinados seus, de forma vil, grosseira e antiética, em reuniões por plataformas on-line, como forma de intimidação para o alcance dos resultados .
Segundo as palavras dos denunciantes dos abusos, o que mais os impressiona é que, mesmo diante dos resultados positivos alcançados pelas equipes, o truculento gestor não alivia nas suas agressões e baixarias aos funcionários e funcionárias, deixando claro sua sanha masoquista em “mostrar serviço”, a qualquer custo, à instituição para a qual trabalha.
O QUE É ASSÉDIO MORAL
O assédio moral consiste na violação da dignidade ou integridade psíquica ou física de outra pessoa por meio de conduta abusiva. Manifesta-se por meio de gestos, palavras (orais ou escritas), comportamentos ou atitudes que exponham o empregado, individualmente ou em grupo, a situações humilhantes e constrangedoras, degradando o clima de trabalho e muitas vezes impactando a estabilidade emocional e física da vítima.
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
O assédio moral no ambiente de trabalho expõe as pessoas a situações de humilhação, constrangimento, intimidação, agressividade, menosprezo, causando-lhes sofrimento psíquico ou físico, interferindo negativamente tanto na sua vida pessoal quanto na sua vida profissional.
SINTEC Mossoró e Região