🚫 Inconstitucional 🚫
No Congresso, direita vai tentar aprovação da prisão após 2ª instância ainda em 2020. Senadores querem alterar o Código Penal, e os deputados, os artigos 102 e 105 da Constituição Federal.
📝 Desmontando a falácia 📝
É preciso analisar o que de fato mostram – e escondem – os dados da pesquisa da CNI sobre funcionalismo brasileiro.
Brasil não tem um número elevado de servidores em proporção da população ou do total de trabalhadores.
📊 Plantando inflação 📊
Com a economia estagnada e o desemprego em níveis históricos, Copom decide manter taxa de juros em 2%.
A justificativa é uma inflação acima do esperado, mas medida favorece mercado financeiro. Enquanto isso, o ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros volta a, em expressão da ex-presidenta Dilma, “plantar inflação para colher juros”, e cobra alta da Selic para 3,5%.
⚖️ Esperando ⚖️
“Marco temporal”: indígenas questionam interesse por trás de mais um adiamento no STF.
Uma pista: julgamento só deve ocorrer após a entrada do ministro Kassio Nunes, apoiado por ruralistas e indicado por Bolsonaro.
👊🏼 #DefendaoSUS 👊🏼
Pressionado por forte reação da sociedade, via redes sociais e imprensa, Bolsonaro desiste de privatização das unidades básicas de saúde.
Governo recua de decreto que ‘desmontava coração’ do SUS. Mobilização mostra força da ideia de um sistema de saúde público e universal e pode ser pista importante de como avançar em novas conquistas.
🤝 REAPROXIMAÇÃO 🤝
Rompidos desde 2018, Lula e Ciro Gomes se reúnem em São Paulo e acertam trégua.
Encontro aconteceu na sede do Instituto Lula e pode abrir caminhos para união em 2022 e mesmo no segundo turno das eleições municipais.
👀 Sinais 👀
Em entrevista a veículo de imprensa alemão, Lula diz acreditar em “ampla coalizão” contra Bolsonaro em 2022, em que atuará como candidato ou apoiador.
🤔 Ajuda? 🤔
Na reta final do primeiro turno das eleições municipais, Bolsonaro diz que vai começar a “atuar discretamente” nas campanhas de seus aliados.
🎯 Inimigo meu 🎯
Maranhão do desafeto Flávio Dino é uma das prioridades, e Bolsonaro visitará as três cidades em que venceu a eleição no estado
🔎 Investigado 🔎
Moraes pede dados da apuração da PF sobre suposta intervenção de Bolsonaro.
Inquérito era supervisionado pelo ministro Celso de Mello, mas passou para Alexandre, alçado à categoria de inimigo pelos bolsonaristas por sua atuação no inquérito das fake news.
😷 Europa confinada 😷
França retoma confinamento, Alemanha fecha bares e Itália tenta aplacar protestos contra restrições para conter segunda onda da pandemia de covid-19, com 1.000 cidadãos europeus morrendo todos os dias.
Comissão Europeia anuncia estratégia de testes rápidos para rastreamento do vírus.
🌐 Conexão internacional 🌐
Com pé no Brasil, lobby antiaborto dos EUA gastou R$ 1,6 bi pelo mundo. Damares mantém laços com grupos religiosos estrangeiros que fazem parte dessa estratégia.
🗣️ Fofoca como método 🗣️
Atritos entre os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Maia acusa Neto de ter vazado uma conversa particular em que o deputado culpou o presidente Bolsonaro pela crise política que impede o avanço das “reformas”.
Base “oficial” do governo faz obstrução da pauta como instrumento para disputa da Presidência da Câmara, contra a base “não oficial” controlada por Maia.
👶 A quarta-série no poder 👶
Mais um momento de grandeza política de membros do governo Bolsonaro.
Após ser criticado, Ricardo Salles chama Maia de “Nhonho” no Twitter. De madrugada, ministro afirmou também via Twitter que foi “hackeado”. Na manhã de hoje, sua conta aparece como excluída da rede social.
-
Existe uma íntima relação entre narcotráfico e política no Brasil.
-
Plano estratégico da Marinha para próximos 20 anos reforça militarização da Amazônia e Pantanal.
-
Os Guarani Kaiowá vivem entre a covid e o despejo.
-
Não subestimem o “populismo de esquerda”