🇧🇷 // 🇦🇷 Sob Bolsonaro e Fernandez, Brasil e Argentina vivem maior afastamento em 35 anos.
É lamentável o inédito distanciamento político dos dois países.
🧔🏾 – 👨🏻 Enquanto isso…
Na última sexta feira, o ex-presidente Lula e o atual presidente argentino Alberto Fernández tiveram encontro virtual para debater o futuro da região: “O que vai salvar a América Latina depois da pandemia é uma palavra chamada democracia.”
♟️ Nove. É o número de ministros da saúde na América Latina que deixaram seus postos desde a chegada da Pandemia.
🌎 Efeitos Econômicos
América Latina levará três ou quatro anos para recuperar o PIB anterior à pandemia.
🚲 Entregadores de aplicativospedem apoio da população para paralisação nacional.Ação acontecerá na próxima quarta ( 1º) e trabalhadores solicitam que usuários boicotem as empresas no dia.
🧐 Enquanto no Brasil a sub-notificação esconde parte das mortes de Covid-19, a agência de notícias Pública lança projeto de investigação participativa das desigualdades que marcam a pandemia no Brasil e convidam pessoas de todo o Brasil a enviarem relatos sobre suas experiências lidando com o novo coronavírus.
👀 Investigação
Ex-ministro da Saúde afirmou que a ordem para aumentar a produção do remédio pelo Laboratório do Exército foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministério da Defesa, sem passar por análise técnica da Anvisa. Laboratório está sendo investigado pelo TCU por possível superfaturamento na compra de insumos.
📰 Longa e interessante entrevista de Douglas Belchior hoje na Folha. Brasil, racismo, democracia, violência policial. Recomendo leitura.
📽️ Vamos Ajudar
Quartinho de empregada é tema de filme que busca financiamento para ser lançado. Realizado por cineasta filha de empregada doméstica, Karoline Maia, cineasta paulista de 26 anos. Filme mostra evolução da relação entre casa-grande e senzala.
🇫🇷 Eleições na França
Ecologistas vencem eleições municipais francesas, marcadas por abstenção recorde.
▪️ Socialista Anne Hidalgo é reeleita prefeita de Paris com cerca de 50% dos votos.
📕 100 anos de Florestan
No Jornal da Usp: “O mais erudito dos cientistas sociais brasileiros.“