O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, fez previsões pessimistas para 2021, com “desemprego recorde e inflação voltando com força”.
O motivo seria a demora na decisão de agenda econômica para enfrentar a crise, mas “respeitando as regras do jogo” – isto é, o teto de gastos. Disputa entre governo e Centrão pela Comissão Mista do Orçamento – considerada forte sinalizador para a eleição para a Presidência da Câmara – também amarra a agenda das reformas neoliberais.
💣 Crise explosiva💣
Maia não precisa olhar para 2021 para ver desemprego recorde e uma economia em frangalhos. Percentual de pessoas entre 18 e 24 anos desempregadas é 16,4 pontos maior em relação ao da população geral no Brasil. E, se o teto de gastos visa diminuir a dívida pública, não está funcionando.
👊🏽 Luta das mulheres 👊🏽
Enquanto no Congresso bancada feminina tenta aprovar cota de pelo menos 16% de mulheres no Legislativo, governo Bolsonaro reforça agenda antiaborto com ações nos ministérios que não precisem de mudanças nas leis.
🇧🇷 Enquanto isso… 💰
Projeto que dá autonomia formal ao Banco Central está na pauta de votações desta terça-feira no Senado.
😔 Finados na Pandemia 😔
Mais de 160.000 famílias brasileiras lamentam as vítimas de covid-19 no Dia de Finados, enquanto o número de contágio volta a subir.
😷 Volta às aulas 😷
Mesmo com os números assustadores da pandemia e contra advertências de pais e professores, escolas retomam aulas presenciais para o ensino médio nesta terça-feira em SP. No Rio, o retorno levou a denúncias contra escolas por colocar professores e alunos em risco.
✒️ Scripta manent✒️
Em novo livro, Michel Temer revela que teve encontros com o então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e o chefe do Estado-Maior da Força, general Sérgio Etchegoyen, entre 2015 e 2016, antes do golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff.
🇺🇸 Império nas urnas🗳️
A eleição estadunidense domina as manchetes da grande mídia e de parte das alternativas também. Ainda que Biden e os Democratas não sejam muito animadores, derrota de Trump será fundamental para segurar a onda de extrema direita pelo mundo – e deixaria Bolsonaro sem seu maior apoiador.
🗳️ Estados decisivos🇺🇸
Previsões apontam tendência de vitória de Biden, mas surpresas podem acontecer. Resultados de estados como Flórida, Pensilvânia, Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin podem ser decisivos para definir a maioria no confuso sistema eleitoral dos EUA.
👀 Aécio faz escola👀
Acuado, Trump vem preparando o terreno para manobras “a la Aécio”, não aceitando o resultado das urnas. Estratégia seria não aceitar eventual mudança de resultado na Pensilvânia ao longo da apuração, caso Trump apareça na frente.
*Ataque a tiros em Viena deixa pelo menos 4 mortos e 15 feridos; o que se sabe até agora; * Amazônia vive o pior outubro de queimadas dos últimos dez anos, diz Inpe; * O que as plataformas (não) fizeram para combater a desinformação. Esta é a pergunta que não quer calar.