O movimento sindical está preocupado com a flexibilização de medidas protetivas contra a Covid-19, a exemplo do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados em algumas cidades no país. Mas, outros protocolos podem colaborar com a redução do risco de contaminação por coronavírus nos locais de trabalho.
Utilizar equipamentos que façam a renovação adequada do ar em agências e departamentos é um exemplo. Estudo conduzido pela Fundação David Hume, na Itália, verificou que a adoção de sistemas de VMC (Ventilação Mecânica Controlada) reduziu em 82,5% o risco de infecções após comparação dos dados de mais de 1.400 escolas.
O VMC consiste na utilização de exaustores para forçar a troca de ar entre ambientes externos e internos. Pesquisadores apontam que, em locais com uso de ar-condicionado, o sistema de exaustão deve ser aplicado como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus.
Como a pandemia não acabou e a Covid é transmitida pelo ar, os bancos, assim como demais empregadores, devem encontrar formas de assegurar e monitorar a renovação do ar adequada nos locais de trabalho. As empresas têm o dever de proteger a vida dos bancários e clientes.
Fonte: Seeb Bahia