A CPI da Fake News, comandada pelo senador baiano Angelo Coronel (PSD), deve convocar o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, a prestar esclarecimentos sobre a manutenção de publicidade no site o Jornal da Cidade Online, investigado pela comissão por espalhar notícias falsas (fake news).
Ontem mesmo (27), o Tribunal de Contas da União (TCU) proibiu a contratação por parte da diretoria de comunicação do banco de qualquer veículo investigado por produção de fake news. A determinação veio no mesmo dia em que a Polícia Federal colocou nas ruas, a mando do Supremo Tribunal Federal STF), uma operação específica para combater a disseminação das noticias.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também afirmou que pautará para a próxima semana a votação de um projeto de lei que combate as notícias falsas. O projeto 2.630/2020 que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, criando mecanismos para garantir mais transparência nas redes sociais e em serviços de troca de mensagens, como o WhatsApp.
Diretoria Executiva da CONTEC