Dirigentes Sindicais de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, e Rio Grande do Norte participaram do XXXV Encontro Interestadual de Dirigentes Sindicais Bancários, realizado no último dia 12, em Caruaru/PE. O evento foi preparatório para o 46º Encontro Nacional dos Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2018/2019, que será realizado dias 25, 26 e 27 de maio, em São Paulo, pela Contec (Confederação Nacional dos Bancários). Foram debatidas as reivindicações dos bancos privados (Fenaban) e dos bancos públicos.
O Encontro do Nordeste promovido pela FEEB AL/PE/RN contou com a participação da FEEB/PB. Após muita discussão, foram aprovadas as principais reivindicações da categoria para este ano, com destaque para o aumento real de salários de 10% e mais o INPC do período de setembro/2017 a agosto/2018.
Após a abertura dos trabalhos pelo presidente João Bandeira, a Dra. Eliane Alves, uma das mais expressivas professora de economia do município de Caruaru, fez uma explanação sobre a situação da conjuntura econômica nacional e as perspectivas futuras, tendo sido elogiada pelos presentes. Os presidentes dos Sindicatos que integram a base da Federação de AL/PE/RN, bem como o companheiro Elário Martins Tomaz que representou a Federação congênere da Paraíba, relataram os Encontros promovidos em suas bases. As propostas aprovadas ser]ao encaminhadas para o Encontro Nacional, para serem debatidas e incluídas na minuta nacional, documento que será entregue à entidade patronal (Fenaban) visando a campanha salarial 2018/2019.
Além do ganho real e do reajuste salarial, o Encontro do Nordeste discutiu e definiu outras reivindicações para este ano, conforme segue:
- Valorização do piso salarial; - Manutenção das clausulas sociais e sindicais, inclusive assegurando a estabilidade para todos os dirigentes sindicais; - Contratação de mais bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação da jornada de trabalho; - Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos sindicatos, já que alguns bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela reforma trabalhista; - Maior participação na PLR; - Fim das metas abusivas e do assédio moral; - Fim das terceirizações; - Melhoria da segurança nas agências; - Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e combater as doenças ocupacionais.
Foi aprovado, também, o calendário definido pela Contec que prevê que a pauta de reivindicações deverá ser entregue à Fenaban até o dia 12 de junho e que as negociações ocorram até o final de julho/2018.
O Encontro foi bastante prestigiado, pois contou com a participação de mais de 100 delegados os quais demonstraram estarem engajados na luta para melhoria das nossa condições de trabalho e a obtenção de conquistas, bem como, por unanimidade, externaram o posicionamento contrario as reformas advindas com a Lei 13.467/2017.