A CONTEC apoia a Chapa 3 – Você na Cassi, nas eleições, que se realizam no período de 16 a 28 de março, para a escolha do diretor de Saúde e Rede de Atendimento e integrantes dos Conselhos Deliberativo (dois titulares e dois suplentes) e Fiscal (um titular e um suplente), para mandato de quatro anos, por entender que é a Chapa melhor preparada para participar da governança da CASSI, neste momento de dificuldades por que passa a CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL. O candidato a Diretor tem grande experiência como gestor, na área de saúde, o que representa um grande ganho.
Gilberto Vieira, Secretário-Geral da Contec, alerta que a gestão da CASSI é compartilhada, o que significa que os eleitos, não conseguem implementar nada que não seja também aprovado pelos indicados e vice-versa. Portanto, a governança da CASSI necessita de colegas experientes e capazes para negociar e implementar medidas que melhorem o desempenho da CASSI. Destaca ainda que precisamos de gestores com independência para enfrentar as imposições contidas na Resolução CGPAR 23.
Dentre os compromissos da Chapa 3 – Você na CASSI, destacamos os de trabalhar para:
- Equilibrar receitas e despesas;
- Melhorar a qualidade do atendimento e a segurança do paciente; e,
- Defender o direito à saúde dos funcionários BB, da ativa e aposentados.
Entre as propostas da Chapa 3 – Você na CASSI, destacamos:
- Recompor e qualificar a rede credenciada;
- Reforçar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças;
- Investir na qualidade do atendimento e na segurança do paciente, como fatores de redução do desperdício;
- Colocar equipes de saúde (médicos e enfermeiros) nos principais hospitais, para acompanhamento das internações e auditorias das contas hospitalares;
- Negociar remuneração baseada em pacotes, para cirurgias com baixa variabilidade, no uso de insumos e serviços; e,
- Utilizar a tecnologia da informação como instrumento para controle das despesas e gestão dos programas de saúde.
COMPROMISSO E INDEPENDÊNCIA
Nossos objetivos: equilibrar receitas e despesas; melhorar a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes; e defender o direito à saúde dos FUNCIONÁRIOS BB – inclusive APOSENTADOS – e FAMILIARES.
A criação da CASSI foi um ato inspirado na capacidade associativa do funcionalismo do BB. Com 74 anos de existência, a CASSI é resultado da construção coletiva dos seus associados. A Chapa 3 – VOCÊ NA CASSI representa o pertencimento e a participação de todos na defesa do direito à saúde e à qualidade de vida. O momento atual encerra um chamado para que todos participem: precisamos preparar a CASSI para as próximas décadas. Nas últimas décadas, a CASSI vem passando por crises sucessivas, resolvidas em parte com o ingresso de novos recursos e aplicações de medidas contingenciais. Se não forem implementadas medidas de ajustes, o desequilíbrio tende a retornar, pois a variação de custos Médico-Hospitalares chegou a 17% (2016/17), enquanto a variação na receita do Plano Associados ficou abaixo de 5%. A chapa 3 – VOCÊ NA CASSI é composta por profissionais capazes para implementar mudanças inovadoras, mesmo no cenário adverso, que ameaça a sustentabilidade dos planos de autogestão. A resolução 23 da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participação Societárias da União), editada em jan/2018, objetiva desonerar as empresas, transferindo as responsabilidades para os trabalhadores. É mais uma tentativa de retirar direitos dos participantes dos planos de autogestão, inclusive da CASSI. Precisamos resistir a esses ataques, organizando ações políticas estruturadas e consistentes.
NOSSOS PRINCÍPIOS:
1 – Defesa do direito à saúde dos FUNCIONÁRIOS e seus dependentes (ativa, aposentados e pensionistas, residentes nas capitais ou no interior) e FAMILIARES;
2 – A Saúde é compromisso inalienável entre o BB e seus funcionários. Não pode ficar condicionada a resultados circunstanciais das disputas de renda salarial ou da implementação de Ajustes no Quadro de Trabalhadores;
3 – Os diretores e conselheiros têm o dever de defender os interesses da CASSI e dos seus associados, de forma independente e irrestrita, privilegiando-os em relações a quaisquer outros interesses, convicções partidárias ou a defesa de outros grupos associativos.
NOSSO COMPROMISSO: recompor e qualificar a rede credenciada, em todo o país, especialmente onde houver carência de rede, e implementar política de credenciamento específica para regiões com carência de rede credenciada, com estratégias diferenciadas de credenciamento de profissionais, hospitais e clínicas.
Iremos rever os processos operacionais da CASSI, com foco no atendimento e na agilidade das decisões e investir em tecnologia da informação como instrumento para o controle das despesas e segurança no atendimento. Assim, será possível investir na qualidade da atenção à Saúde e na segurança dos pacientes como fatores de redução do desperdício.
Vamos executar políticas de saúde do trabalhador em parceria com o BB, de forma integrada com as demais ações de promoção da saúde e apresentar ao BB os impactos gerados pelos baixos índices de reajustes salariais, as reduções de quadro e as aposentadorias antecipadas, reivindicando a reparação das perdas para o Plano Associados.
E trabalharemos para consolidar o modelo de Atenção Integral à Saúde com horizonte estratégico de médio e longo prazo e instrumentalizar os Conselhos de Usuários como canal de participação dos associados e integrantes do CASSI Família na gestão da CASSI.
Quem é quem na Chapa 3 – Você na CASSI
Para a Diretoria de Saúde e Rede de Relacionamento
Claudio Fortes Said
Do Piauí. Graduado em Física e Direito, com pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV) e Gestão de Sistemas de Saúde. Escritor com dois livros publicados, possui capacitação em Gestão Estratégica. Foi gerente da CASSI Bahia, São Paulo e Distrito Federal de 1996 a 2004. No BB, foi gerente do CESEC – Petrolina (PE), gerente da CABB de São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP) e gerente de Divisão na Diretoria de Varejo e na Diretoria de Cartões. Retornou à CASSI em 2016 como gerente Executivo na Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes.
Conselho Deliberativo
Ernesto M. Pamplona Corte Real Neto – Titular
Do Rio de Janeiro. Graduado em Direito. Foi diretor de Seguridade e atualmente é vice-presidente de Seguridade e Benefícios da AAFBB (RJ), além de exercer trabalho voluntario na AABB Macaé (vice-presidente Financeiro e vice-presidente de Administração). Exerceu cargos de auxiliar de supervisão, supervisor de agência, assessor de departamento, gerente de atendimento e gerente geral de agências no BB. Funcionário aposentado.
Bruno Rodrigues Chermont Vidal – Suplente
Do Distrito Federal. Posse no BB em abril de 2000 na agência UNB (DF). Trabalhou na Diretoria de Varejo e na Diretoria de Tecnologia. Atualmente, exerce cargo de analista de TI A, na Ditec (DF). Graduado em Administração com habilitação em Análise de Sistemas, com especialização em Engenharia de Software e Gestão de Projetos de TI. Foi delegado sindical em 2005 / 2006 e 2009 / 2010. Foi coordenador do grupo de assessoramento temático de novos funcionários (pós – 98 e bancos incorporados) da Anabb.
Roberta Hess Marins Azevedo – Titular
Do Paraná. Graduada em Fisioterapia, com graduação em Direito em andamento. Acadêmica pesquisadora vinculada ao PET Unibrasil – Programa de Educação Tutorial, com ênfase em pesquisa e aplicação de inclusão social da pessoa deficiente. Especialização em Fisioterapia Uro-ginecológica e formação em Equoterapia pela ANDE – Associação Nacional de Equoterapia. Posse no BB em 2011. Participou do Conselho de Usuários da CASSI (PR) em 2014 / 2015. Atualmente no PSO – Curitiba (PR).
Érica Pinheiro Mendonça – Suplente
De São Paulo / Bahia. Formação em Engenharia Civil pela UFBA, pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, também pela UFBA. Foi membro do Conselho de Usuários da CASSI (BA) por dois mandatos. Eleita para representante dos funcionários no Comitê de Ética do BB pela Bahia, no período 2013 / 2015. Eleita membro da CIPA do prédio do CSL Salvador por dois mandatos consecutivos. Diretora executiva do Sindicato dos Bancários da Bahia por quatro gestões – de 2005 a 2017. Atualmente, assessora de Engenharia e Arquitetura no CESUP Avaliações (SP).
Conselho Fiscal
Ivanilson Batista Luz – Titular
De Goiás. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Marketing. Membro do Conselho de Usuários da CASSI (GO) desde 2008. Diretor de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de Goiás e membro do Conselho Deliberativo da AABB Goiânia. Exerceu cargos no BB como operador de periféricos, auxiliar técnico e gerente de grupo. Funcionário da ativa.
José Odilon Gama da Silva – Suplente
Do Rio de Janeiro. Graduado em Economia com MBA em Finanças (IBMEC) e Altos Executivos (FGV). Atualmente é vice-presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB. Foi vice-presidente de Representações da Entidade e membro do Conselho de Usuários (RJ), durante sete anos. Atuou no Funci (DF), Viper (DF), Difin, Dimec, Super (RJ), agência Méier (RJ) e no BB – Banco de Investimentos. Representando o BB – BI, foi conselheiro de Administração e Fiscal. Foi diretor Financeiro e Administração da COBRA Tecnologia e das empresas Termopernambuco (PE) e Termoaçu (RN). Aposentado desde 2010.
Fonte: Contec