O Sindicato dos Bancários está realizando o pagamento aos seus bancários associados, que são substitutos processuais, em duas ações finalizadas nestes últimos dias.
Uma das ações versa sobre a adequação no plano de cargos e salários na qual os colegas estão recebendo valores não pagos à época pela CAIXA. Nesta ação, mais de 20 colegas foram beneficiados dos quais vários já são aposentados. Já foram pagos os valores principais, valores de FGTS e agora estão sendo pagos valores referentes à FUNCEF.
Outra ação diz respeito aos reflexos de FGTS, férias, FUNCEF, etc. que deveriam incidir sobre as comissões de vendas dos produtos da CAIXA Seguridade, mas que a CAIXA não pagava. Nesta ação, mais de 80 colegas foram beneficiados e estão tendo seus valores creditados em conta.
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região foi um dos precursores nesta reclamação contra a CAIXA Seguros. Poucos sindicatos do Brasil atentaram para esta situação. Não é a primeira vez que o Sindicato está à frente do restante do Brasil em defender os direitos dos seus associados, seguindo sempre atento a situações de descumprimento dos direitos dos trabalhadores.
“Nosso pleito perante a justiça foi exitoso e tivemos nosso direito reconhecido. Para nós estava claro que o empregador utilizava deste artifício para não nos pagar o que era nosso por direito. Nosso sindicato e nossa assessoria jurídica vem atuando neste processo desde 2016 e mais intensamente nestes últimos meses em busca de uma solução definitiva junto à reclamada e, finalmente, chegou o dia de recebermos que nos é devido.”, disse o Coordenador de Assuntos Jurídicos, Sidney Viana.
Alguns bancários não enviaram a documentação solicitada à época e não foram beneficiados com esta ação. Diante disto, o Sindicato já preparou uma estratégia para realizar pedidos de Cumprimento de Sentença a fim de beneficiar estes colegas, no sentido de que eles tenham seu direito também reconhecido. Em breve, os procedimentos serão divulgados pela Entidade.
“Outro ponto que merece destaque é que nesse tipo de ação (coletiva) o sindicato é o substituto processual, isso significa que o sindicato é o autor da ação e não há a exposição de nenhum colega. Já no caso de uma ação individual em que o trabalhador é o autor da ação, ele fica totalmente exposto e suscetível a perseguições e represálias por parte do reclamado que normalmente é o banco onde trabalha. Por isso, é muito importante que o bancário esteja sempre sindicalizado e que assim possa ter seu direito representado e reconhecido, sem passar por nenhum constrangimento perante seu empregador.”, destacou Sidney Viana.
Somente neste ano de 2024 já foram pagos, em ações judiciais de autoria do Sindicato, mais de R$5,7 milhões (cinco milhões e setecentos mil de reais) diretamente aos associados, o que evidencia a necessidade constante da atuação sindical em defesa dos direitos dos bancários e bancárias de sua base.
Se você ainda não é sindicalizado, providencie já sua ficha de sindicalização com um de nossos diretores ou pelo WhatsAPP do sindicato 84 98121-1600 e sindicalize-se.
SINTEC Mossoró e Região