Unidades de Mossoró não estariam aceitando clientes fazerem operações diretamente na “boca do caixa”
Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região denuncia o não atendimento de caixa nas agências do Bradesco. Hoje, das duas agências existentes na cidade de Mossoró e outras localizadas em cidades da base sindical (Assu, Apodi, Pau dos Ferros etc.), não realizam esse tipo de atendimento.
De acordo com o presidente da entidade, Assis Neto, a situação é reflexo da reestruturação que vem ocorrendo em nível nacional. Segundo ele, os clientes que procuram as agências do Bradesco para realizarem operações na boca do caixa estão sendo direcionados a outros canais de atendimento, como caixas eletrônicos, por exemplo.
Ainda segundo ele, os funcionários levaram a situação ao conhecimento do Sindicato, que encaminhará a demanda para o Procon e até para o Banco Central. “Os atendentes estão sendo orientados a reduzir o trabalho presencial, no braço, e não recebem até boletos, mesmo que sejam do próprio banco. E, quando extrapolam o número de atendimentos, são abordados pelos gerentes regionais”, revela o dirigente, que aponta que a situação fere o direito de escolha do cliente.
Instituição nega e diz que clientes são orientados a usar autoatendimento
Conforme informações colhidas pelo Sindicato, o Bradesco nega que recusa atendimento em suas agências, e diz que na verdade é realizado o pré-atendimento de clientes no sentido de orientá-los quanto ao uso dos caixas eletrônicos localizados nas salas de autoatendimento para a realização de diversos serviços, o que não é corroborado pela entidade, que tem presenciado in loco a falta de atendimento nos caixas.
“Nós sabemos que todos os clientes – correntistas ou não correntistas – podem efetuar pagamentos pelos canais digitais disponíveis (App, Internet Banking, Net Empresa etc) e, também, pelos parceiros do Bradesco Expresso, inclusive que saques podem ser feitos nas máquinas do Banco 24horas, porém não se pode abolir a figura do Caixa, que é um direito do cliente e usuário em ser atendido por um deles”, disse o coordenador de imprensa e comunicação da entidade, o funcionário do Bradesco, Diógenes Neto.
O coordenador geral do Sindicato, Assis Neto, vai procurar o Procon, para além de fazer a denúncia, propor uma agenda permanente de reuniões entre as instituições, para definir ações e diretrizes de fiscalização às pautas levantadas pela nossa entidade, para que providências sejam adotadas e devidamente comunicadas de acordo com o direcionamento adotado nas reuniões.
Diretoria do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região