Texto do bancário Alfredo de Pádua
Na comemoração dos 64 anos da CONTEC quero compartilhar com todas e todos duas grandes e decisivas conquistas solo da Confederação.
PRX
A CAIXA foi o primeiro banco a implementar um programa de participação nos lucros e resultados (se não me falha a memória), denominado de PRX.
Elaborado através de um intenso debate (das agências até às superintendências) culminando com sua apresentação em reunião nacional em que tive o privilégio de representar a CONTEC.
Nesta reunião mostrei o que achava ser a grande falha do PRX, qual seja: os sindicalistas não participariam na distribuição dos resultados.
Ante a insistência da CAIXA, em não reparar essa injustiça, me retirei da reunião em protesto.
Resultado: na semana seguinte a CAIXA corrigiu a injustiça e o PRX foi assinado.
PCS CAIXA
Nas negociações do ACT/Caixa que antecederam a confecção do novo PCS, em uma reunião na superintendência da Paulista-SP, comparando os holerites da superintende e de um gerente de uma pequena agência do Bradesco, constatou-se a enorme (gigantesca) defasagem da remuneração das funções gerenciais da Caixa.
Depois disso o fax da CONTEC recebeu centenas de exemplos de remuneração de todo Brasil.
Resultado: depois de intensa e profunda tratativas, a CAIXA apresenta seu novo PCS, até hoje o melhor entre os bancos públicos.
Dois exemplos, entre outros, que demonstram o protagonismo da CONTEC e sua direção.
CONTEC na luta, sempre!
Alfredo de Pádua é diretor do Sindicato dos Bancários de Goiás