Nesta quarta-feira (15), às 16h30, em São Paulo, a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) fará a entrega da minuta de reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
Vale lembrar que nesta campanha salarial 2022/2024, os bancários estão reivindicando reajuste nos salários com base no INPC mais 5% de aumento real e, no vale alimentação e tíquete alimentação e no auxílio babá, INPC mais 12% de ganho real, além da manutenção das demais cláusulas da convenção coletiva de trabalho vigente.
Essas reivindicações os bancários aprovaram nos encontros regionais e estaduais e no encontro nacional de dirigentes bancários, realizados em maio passado, e depois nas assembleias convocadas pelos sindicatos, no final de maio.
“Mais do que recompor a inflação, os bancários, que trabalharam para garantir lucros astronômicos aos bancos, querem ter aumento real em seus salários e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho em vigência”, disse o Coordenador de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, Diógenes Neto.
O Coordenador Geral do Sindicato, Assis Neto, lembrou que o lucro somado dos cinco maiores bancos do país (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) alcançou R$ 27,6 bilhões entre o final de março de 2021 e o final de março de 2022, crescimento de 17,5% no período.
“Mas, neste contexto de pandemia, as questões relacionadas à saúde do trabalhador também terão destaque nesta campanha”, completou o dirigente.