O banco Itaú/Unibanco informou a CONTEC que vai antecipar a PLR para seus funcionários no próximo dia 23 de setembro. O pagamento será feito junto com o PCR (Programa Complementar de Resultados).
A informação sobre os créditos será oficializada ainda nesta quinta-feira (16) em comunicado interno.
Diretoria Executiva da CONTEC
Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, a categoria bancária terá, este ano, reajuste de 10,97% sobre salários, VA e VR, sobre as parcelas fixa e adicional e teto da PLR e demais verbas (13ª cesta, auxílio creche/babá, vale transporte, auxílio-funeral, requalificação profissional, entre outras). O reajuste corresponde à reposição da inflação (INPC entre 1º de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021) mais aumento real de 0,5%.
Com mais este aumento real, a categoria bancária obteve ganho real acumulado de 21,94% entre 2004 e 2021. De acordo com estimativa realizada pelo Dieese, o resultado da Campanha Salarial da Categoria Bancária de 2021 injetará cerca de R$ 15,920 bilhões na economia brasileira nos próximos 12 meses.
“O reajuste acima da inflação é fruto da Campanha Nacional dos Bancários de 2020, que conquistou uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade de dois anos, uma estratégia assertiva em face de um cenário que resulta em ataques aos direitos e é bastante prejudicial aos trabalhadores. A ratificação de uma CCT que permitiu aumento real em meio a esta conjuntura desfavorável se deve à participação dos bancários ao lado do Sindicato e, principalmente, dos sindicalizados, que asseguram o funcionamento da entidade forte, representativa e capaz de enfrentar as lutas necessárias.”
Ivone Silva, presidenta do Seeb SP e bancária do Itaú
PLR Itaú 2021 é conquista do Sindicato
A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995. Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores. Embora exista lei que defina a distribuição de lucros, a regra para essa distribuição é fruto de negociação coletiva.
Em 2021, a categoria bancária será uma das poucas no Brasil a conquistar reajuste acima da inflação este ano. “É fundamental e merece ser celebrado um acordo de dois anos com reajuste acima da inflação, quando a alta de preços atingiu os dois índices. Também é muito importante que os bancários e bancárias entendam a importância de contarem com um sindicato forte e representativo, que organize os trabalhadores para fazer a luta coletiva”.
Parabéns a todos os bancários pelo reajuste de 10,97% no acordo de dois anos, que garantiu também todas os direitos clausulados na CCT, e pela nossa PLR. Ainda enfrentaremos muitas lutas e ataques e, por isso, é fundamental contarmos com o apoio de todos os bancários e bancárias, por meio das sindicalizações, que tornam a entidade mais forte, representativa e combativa.
Fonte: SPbancários
Edição: Diógenes Neto - Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região