Companheiros e Companheiras do Banco do Brasil pertencentes à base do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região!
A Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf definiu na semana passada que os sindicatos a ela filiados deveriam proceder com assembleias virtuais para decidir por uma paralisação por 24 horas no dia 29/01/2021, sexta-feira.
A Confederação a qual nosso sindicato é filiado, a CONTEC, somente na quarta-feira (27) definiu que os sindicatos deveriam fazer uma “consulta” para acompanhar referida paralisação.
No nosso entendimento ficamos prejudicados, pois infelizmente do ponto de vista legal, não havia tempo para convocação de assembleia e posterior comunicação ao empregador e à população da possível paralisação. Isto não sendo possível, a paralisação já de cara torna-se ilegal, o que acarretaria descontos do dia parado e do descanso semanal remunerado, correspondente a 3 dias de salários e sua repercussão nas outras vantagens da carreira profissional dos colegas.
Assim sendo, recomendamos aos companheiros e companheiras que promovam outras formas de manifestação, como por exemplo vestir preto como sinal de luto, e nos preparemos para as futuras manifestações, que ainda virão com certeza, e de forma mais organizada, encetar paralisações fortes e decisivas.
Esclarecemos que devido a pandemia, alguns diretores e delegados sindicais estão impedidos de participarem de manifestações públicas, pois são do grupo de risco por comorbidades diversas. Além disso, diretores sindicais, que inclusive são funcionários do BB, estão gozando suas férias regulamentares e se encontram fora de nossa base.
Estamos firmes na defesa da categoria, e vamos unidos, coesos, derrotar as forças contrárias ao fortalecimento dos bancos públicos e que querem a todo custo desmontarem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o Banco do Nordeste, para começarem a sua privatização.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE MOSSORÓ E REGIÃO
– Força e Coragem Pra Lutar –