As vitaminas ficam por conta do mamão, da abóbora e da cenoura, de cor laranja
As propriedades nutritivas e benefícios dos alimentos também estão relacionados às cores das frutas, legumes, verduras, grãos. A nutricionista Bianca Blanco explica quais cores são indicadas para uma alimentação saudável.
“A gente tem as grandes cores, o vermelho, o laranja, o roxo, o branco, e cada uma delas, quando a gente pensa em nutriente, elas acabam tendo uma concentração específica de nutrientes, não que não tenham os demais, mas tem uma concentração ”.
A nutricionista também conta que os alimentos de cor verde, como alface, brócolis, rúcula e couve ajudam o nosso corpo a gerar mais energia.
“O verde, ele é rico em ferro, fósforo e cálcio. Acabam atuando na proteção celular e auxiliam na produção de energia. A parte de fadiga mental, inclusive, que estamos passando devido o distanciamento, consumir alimentos mais verdes, também acaba colaborando”.
Já, os alimentos vermelhos como morango, pimentão e tomate são fonte de carotenoide. “Ele é o precursor da vitamina A e vai ser importante para o coração, memória, pele, cabelo, olhos”, explica Bianca.
As vitaminas ficam por conta do mamão, da abóbora e da cenoura, de cor laranja. “Todos eles vão ter a vitamina C e também os carotenoides, além de ajudar no sistema imunológico, acabam agindo como antioxidante, ele retarda o envelhecimento”.
Os famosos de cor roxa, como a beterraba, o repolho, a azeitona e a alface roxa também reforçam o time.
“Eles são fonte de complexo B, principalmente niacina, potássio, a própria vitamina C e vai ajudar na saúde da pele e outras partes, além de retardar envelhecimento precoce. São alimentos extremamente antioxidantes”, finaliza Bianca.
Agora é só colorir o prato! Afinal, alimento é saúde.
Fonte: Rádio Brasil de Fato – Edição: Michele Carvalho