🚓 01 na berlinda 🚓
MP denuncia Flávio Bolsonaro por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Senador é investigado pelo esquema de rachadinha
😷 Segunda onda? 😷
Após cinco semanas, ritmo de propagação da covid-19 volta a subir no Brasil. Informações ainda não permitem concluir se essa tendência de alta continuará, mas acendem alerta.
💉 Foco 💉
Governadores pressionam Congresso para acelerar compra de vacina contra covid-19.
Em reuniões com presidentes da Câmara e do Senado, eles pediram que a primeira vacina aprovada pelas autoridades de saúde seja adotada, a despeito de origem.
🍽️ Descaso 🍽️
Cerca de 90% dos quilombolas estão sem cesta básica durante a pandemia, diz advogada
💰 Independência financeira 💰
O Senado aprovou por 52 votos a 12 um projeto de lei que concede autonomia ao Banco Central.
Antiga bandeira neoliberal, a proposta agora segue para votação na Câmara. Projeto também inclui entre os objetivos do BC o “fomento ao pleno emprego”, além da estabilidade monetária. Oposição reagiu contra o projeto.
🗣️ Liberdade de expressão 🗣️
Por unanimidade, STF confirma decisão que mantém especial de Natal do Porta dos Fundos no ar. Obra ‘constitui mera crítica, realizada por meio de sátira, a elementos caros ao cristianismo’, disse o relator, Gilmar Mendes
😡 Não existe 😡
Caso Mariana Ferrer: com tese de ‘estupro culposo’, empresário se livra de condenação.
Juiz acatou argumento de que André de Camargo Aranha “não teve intenção” de violentar a vítima. Mariana foi atacada por advogado em audiência, com permissão do juiz. Caso gerou forte reação nas redes sociais.
⛔ Barbárie no judiciário ⛔
Para ABJD, audiência do caso Mariana Ferrer é barbárie e tem de ser anulada. Gilmar Mendes vê “sistema de tortura e de humilhação”. Senador aciona CNJ e CNMP contra juiz e promotor do caso Mariana Ferrer.
👷🏽 Contra a miséria 👩🏿🏭
Centrais sindicais pedem manutenção do auxílio de R$ 600 e desoneração de folha de pagamento para proteger empregos.
Laura Carvalho: “Auxílio emergencial foi ajuda significativa, mas seu fim deixará desigualdade como herança”
🇺🇸 Eleição indefinida 🇺🇸
Em sua primeira noite de apuração, as eleições americanas se mostraram muito mais acirradas do que previa a maioria dos analistas. Mesmo carregando nas costas o peso do absoluto fracasso no combate à pandemia, Trump venceu em estados importantes e ganhou fôlego para manter sua estratégia de questionamento do resultado eleitoral: em discurso dúbio, anunciou-se reeleito e disse que irá à Suprema Corte pedir a paralisação da contagem de votos para “evitar fraude”.
➡️ Extrema direita resiste ➡️
Mesmo em caso de vitória de Joe Biden, a estratégia democrata de buscar um nome e posições mais palatáveis para eleitores de centro ou direita mostra-se um equívoco. A extrema direita negacionista de Trump e Bolsonaro respira e não deixará de ser uma alternativa viável de poder.
-
Eleições indefinidas nos EUA: o fracasso da estratégia Joe Biden
* O Brasil a um passo do isolamento total