Pouco discutido, “PL do Gás” abre caminho para mais privatizações. Já passou na Câmara, vai ao Senado, mas deixa muitas dúvidas sobre papel da ANP.
💥 Paulo Guedes finalmente lança suas granadas no bolso dos servidores
. Reforma do governo dá poder demais ao presidente e abre a porta para abusos.
. Reforma administrativa de Bolsonaro é desmonte do Estado. Proposta do governo quer permitir demissão de servidor por “desempenho insuficiente” e ataca estabilidade do funcionalismo, ameaçando a prestação de serviços públicos.
📰 Brasil de Fato lança página especial com cobertura das eleições 2020, com reportagens e conteúdos interativos.
Fique por dentro das disputas nas principais cidades do país. A campanha começa no dia 26 de setembro e o 1º turno ocorre em 15 de novembro. Acompanhe AQUI
🌀 ‘Um redemoinho de ódio se move na sociedade brasileira.’ Diz a Pesquisadora Débora Diniz.
O que você acha? Eu particularmente concordo.
📚 Arte e cultura da ponte pra cá
“Aprendemos a escrever, aprendemos a ler, aprendemos sobre nossa ancestralidade e nossa capacidade de produzir mundos diferentes daquele que encontramos ao chegar aqui. Em saraus espalhados pelas periferias, nós nos alfabetizamos de fato quando não tínhamos dinheiro nem sequer para um busão até o centro da cidade.”
É o que diz Helena Silvestre, que é escritora periférica, editora da Revista Amazonas e educadora na Escola Feminista Abya Yala.
⏳ Quatro anos depois
Algo terrível mudou em 2016, e subverteu a relação social de forças de maneira tão desfavorável que se abriu uma situação reacionária no Brasil.
🇨🇱 Salvador Allende e o brilho da revolução chilena
Salvador Allende foi eleito em 4 de setembro de 1970 representando a UP, uma coalizão de cinco partidos de esquerda que pretendia criar um caminho próprio de transição ao socialismo. Como dizia o grupo musical Inti-Illimani, na Canción del poder popular, não se tratava apenas de trocar de presidente, mas de garantir que, pela primeira vez na história, o povo trabalhador construísse “un Chile bien diferente” com suas próprias mãos.
✊🏿✊🏽✊🏾 A vigência de Salvador Allende, 50 anos após o triunfo do Poder Popular
Nosso caminho será também o da igualdade. Igualdade para superar progressivamente a divisão entre chilenos que exploram e chilenos que são explorados. Igualdade para que cada um participe da riqueza comum de acordo com seu trabalho e de maneira suficiente para suas necessidades. Igualdade para reduzir as enormes diferenças de remuneração pelas mesmas atividades de trabalho. A igualdade é essencial para reconhecer a todo homem a dignidade e o respeito que deve exigir. (Salvador Allende, 1970)
🌹 David Graeber faleceu ontem
Anarquista, antropólogo e professor universitário, Graeber participou ativamente em movimentos sociais e políticos, protestando contra o Fórum Econômico Mundial de 2002 e o movimento Occupy Wall Street.
🏖️ Ho Chi Minh nos trópicos
Líder vietnamita foi garçom no Rio de Janeiro numa passagem pouco conhecida de sua biografia.
Pouco se sabe sobre um detalhe curioso na juventude do militante comunista que se tornaria presidente do Vietnã do Norte: suas andanças pelo mundo como cozinheiro de navio, o que levou inclusive a conhecer o Rio de Janeiro dos anos 1910, com toda sua realidade desigual e, ao mesmo tempo, cheia de esperança e luta – isso ajudou a moldar um dos principais revolucionários do século 20.
🌱 … e por falar nele, tem um assentamento mineiro que homenageia Ho Chi Minh no município de Nova União e que está completando neste mês de setembro, 15 anos.
Setembro também é o mês da Independência do Vietnã e da morte de Ho Chi Minh.