O Governo do Estado visando melhorar o índice de isolamento social, com o objetivo de combater a transmissão do corona vírus, medida recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias do Estado do Rio Grande do Norte e do Consórcio Nordeste, decretou a antecipação do feriado de 03 de outubro, para que corresse neste dia 12/06, sexta-feira, logo na sequência do feriado de corpus christi, que este ano aconteceu dia 11/06, quinta-feira.
Apesar da determinação ter sido aprovada apenas na quarta-feira (10), os bancos emitiram comunicado dizendo que só fechariam na quinta-feira (11), que era o feriado nacional. Quanto ao feriado estadual antecipado, os mesmos bancos fizeram letra morta do estatuto legal, e passaram a convocar os funcionários para trabalharem.
Como o objetivo da antecipação do feriado é evitar aglomerações e fazer com que as pessoas fiquem em casa por um período maior, fica evidente que para os banqueiros privados e o governo federal, nada disto importa, pois ao abrir suas agências, estimulam que as pessoas saiam de casa, pondo em risco seus funcionários e a população potiguar de um modo geral.
O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região tentou junto às autoridades locais evitar que os bancos descumprissem a norma, mas infelizmente alguns órgãos não estavam funcionando, exatamente para cumprirem o decreto governamental que os bancos ignoraram.
Agora a entidade vai averiguar quais os direitos dos bancários que foram violados e buscar a reparação na Justiça, quando for necessário.
Fica registrado nosso protesto e indignação contra tamanho desrespeito e desconsideração perpetrados pelos bancos, que parecem pouco se importarem com as vidas que estão em risco.
Não retrocederemos jamais na luta pela defesa dos bancários(as), especialmente nestes tempos tão tenebrosos da pandemia.