Na última quinta-feira, dia 19, o Sindicato dos Bancários concluiu as eleições para as funções de Delegado Sindical por agência, conforme prevê os acordos coletivos dos bancos públicos.
Ao todo inscreveram-se 8 candidatos para 6 vagas, haja vista que 2 agências tiveram mais de um candidato. Curiosamente, todos os candidatos inscritos são funcionários do Banco do Brasil que manifestaram, com esta ação, o desejo de atuarem em suas respectivas agências como elo entre os empregados e o Sindicato.
O delegado sindical ou representante sindical de base é o elo entre o sindicato e o setor de trabalho. É através do delegado sindical que muitas informações chegam à diretoria colegiada e também, da diretoria colegiada para os trabalhadores nas várias unidades. Nos momentos de mobilização e enfrentamento, é um importante sujeito de ação nos embates da luta capital x trabalho.
Os candidatos eleitos como Delegados Sindicais (todos do Banco do Brasil) foram os seguintes:
É importante ressaltar que o Delegado Sindical eleito adquire o direito a algumas prerrogativas do Dirigente Sindical, quais sejam a Inamovibilidade e a Estabilidade Provisória.