O Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região aderiu ao movimento Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Neste mês uma série de ações são organizadas para promover a saúde mental e dar destaque ao trabalho dos Centros de Valorização da Vida (CVV).
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo, que o suicídio pode ser evitado.
Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.
Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos.
Fonte: Estadão e CVV
6 Comentários. Deixe novo
Sou dependente químico a 35 anos, e faço tratamento à quase 30 anos, uso de estasy, md, clak, cocaína, lança perfume, já fiquei na clacolandia em São Paulo, vivo mudando de cidades tentando começar uma vida nova, onde na minha mente, eu nunca usei nenhuma droga, mas no passar dos meses, mesmo fazendo tratamento acabo tendo recaídas, já não aguento mais, a vida pra mim perdeu o sentido, faço tratamento no caps ad São Camilo, mas não tenho nenhuma esperança no tipo de tratamento que me é dado, pra quem já fez tratamento no hospital das clínicas em São Paulo, estar num caps hoje, é o declínio do tratamento para quem luta a anos pela sobrevivência, durmo e acordo passo o dia pensando no suissidio, esse ano já tentei um, me levaram pra upa, e passei a noite sendo medicado e não foi naquele dia que consegui, preciso de ajuda, tenho família, esposa, filhos, netos, mas não estou mais aguentando essa vida, estou pedindo ajuda para ver se consigo um complemento no meu tratamento, pois se continuar no caps, vou me suissidar.
Preciso de ajuda, estou prestes a me suissidar, já liguei para o numero 188 e se depender dos atendentes, você perde ainda mais o sentido da vida, pois não tem capacidade nenhuma para lhe ajudar com palavras.
Esse histórico patológico é meu, eu me chamo Jorge, e autorizei expor meu nome e minha história de doenças.
Já fiz o pedido…
Achei que vocês fossem um grupo que me daria uma ajuda com consultas com psiquiatra e nem um e-mail de resposta me deram, se dependesse da ajuda de vocês eu tinha me suicidado
Gostaria de saber se vocês ainda tem o link da publicação da campanha do setembro amarelo, com a publicação de uma história de um dependente químico chamado Jorge, estou fazendo uma monografia na faculdade e li sobre o relato da vida pregressa dele, e gostaria de fazer um trabalho, caso possam me ajudar, enviem o link para mim.