Em 28 de agosto, comemoramos em todo o Brasil o DIA DO BANCÁRIO. Várias entidades organizam ações, confraternizações e atividades para lembrar da importância desses trabalhadores para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.
O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE MOSSORÓ E REGIÃO parabeniza todos os trabalhadores bancários e bancárias, que se dedicam à profissão com dignidade e respeito ao cidadão brasileiro.
Nesta data histórica é sempre bom ressaltarmos a força dessa categoria, que tem ao longo dos anos se mantido forte e coesa contra a intransigência dos patrões e a insensibilidade dos governos. Sabemos que a batalha ainda é grande, mas a história nos mostra que só a nossa união pode manter nossas conquistas e melhorar nosso dia a dia laboral.
Origem do Dia dos Bancários
A data de comemoração da classe bancária é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para esses profissionais no país.
No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.
Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária.
Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo às pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os trabalhadores conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvo de represálias.
A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil.
Diretoria do SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE MOSSORÓ E REGIÃO